Localizada no Oceano Pacífico Sul, a Ilha Henderson, a 5.000 km do povoado mais próximo, está completamente coberta de detritos plásticos: sua concentração é a mais alta do planeta.
Os índices de poluição chegam a 671 objetos por metro quadrado. Isso se deve ao fato de a ilha estar localizada na área da corrente oceânica denominada Giro do Pacífico Sul, e por isso se tornou um local de acúmulo de lixo flutuante da América do Sul ou despejado de barcos pesqueiros.
Mais de 600.000 caranguejos eremitas morrem em garrafas de plástico em duas ilhas remotas
Uma pesquisa publicada em abril de 2017 [1] analisou detritos em várias praias e relatou "a maior densidade de lixo plástico em qualquer lugar do mundo" como resultado do Giro do Pacífico Sul. As praias contêm cerca de 37,7 milhões de itens de detritos pesando 17,6 toneladas. Num estudo transversal em North Beach, a cada dia, 17 a 268 novos itens aparecem numa seção de 10 metros. O estudo observou que os caranguejos eremitas roxos (Coenobita spinosus) fazem as suas casas em recipientes de plástico encontrados nas praias, e os detritos podem reduzir a diversidade de gastrópodes na costa, podem contribuir para a redução do número de tentativas de postura de tartarugas marinhas e podem aumentar o risco de emaranhamento para aves marinhas que nidificam na costa.[2][3][4]
Em junho de 2019, uma expedição organizada pelo governo do Reino Unido tentou remover alguns dos detritos de plástico da praia leste da ilha. A equipe coletou seis toneladas de lixo, mas as condições climáticas dificultaram os esforços para retirar o lixo da ilha.[5] Uma nova expedição, planejada para abril de 2020,[6] foi adiada por causa da pandemia de COVID-19.
Ligações externas
The Henderson Island WebsiteHenderson Island – UNESCO
Isla Henderson (em espanhol)
Google Street View - praias norte e nordeste, maio de 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário