quinta-feira, 21 de junho de 2007

Por que em alguns relógios o número 4 romano aparece como IIII e não como IV?


As duas formas são aceitas, mas a versão romana que surgiu primeiro é a com o numeral IIII.
O princípio de subtração, que está por trás da forma IV (IV=V – I), é um conceito que surgiu posteriormente. Mas então por que alguns relógios ainda usam a forma mais antiga? As explicações variam.
Uma das hipóteses é que usar o IIII deixa o relógio mais equilibrado esteticamente. É só reparar no mostrador: as primeiras quatro horas são representadas pelo numeral I (I, II, III, IIII), as quatro seguintes utilizam o V (V, VI, VII, VIII) e as restantes o X (IX, X, XI, XII). Mais simétrico que isso, impossível!
A história dá a primazia da marcação do tempo ao relógio solar, que teve seu aparecimento registrado pela primeira vez na Judéia, pelo ano 600 a.C., quando o Rei Acaz mostrou a seus súditos um desses relógios. 
Com a impossibilidade de se obter a hora em dias de clima desfavorável e à noite, foram apresentadas pela primeira vez por Ctesibio de Alexandria, 100 a.C., um relógio d’água que movia por intermédio de uma bóia. Esta acompanhava a subida do nível e elevava consigo uma barra dentada que movimentava uma engrenagem cujo eixo era fixado ao ponteiro. O mostrador desse relógio já possuía uma grande semelhança com os mostradores atuais 

Sem comentários: