quinta-feira, 25 de julho de 2019

Decade of Fire



Decade of Fire é um documentário lançado em 2019, dirigido por Gretchen Hildebran e Vivian Vázquez Irizarry. O filme explora a onda de incêndios criminosos e negligência institucional que devastaram o bairro do Bronx, em Nova Iorque, durante a década de 1970.

Há cinquenta anos, o South Bronx estava em chamas. Muitos americanos, observando a crise de fora, achavam que a melhor solução para livrar a cidade da praga urbana era "deixar arder". Para as pessoas que lá viviam e tinham sofrido décadas de racismo sistémico que levaram aos incêndios, a tragédia foi dupla. Não só os seus outrora orgulhosos bairros miscigenados foram violentamente destruídos, como o resto da cidade (e do país) não pareceu importar-se. E, de alguma forma, no meio desta crise contínua, os quartéis de bombeiros estavam a fechar. Este documentário habilmente elaborado analisa a história através dos olhos das pessoas que viveram no South Bronx durante os incêndios e que continuam a viver lá e a trabalhar para proteger a sua comunidade. Fazendo um excelente uso das imagens de arquivo, o filme fornece também informações contextuais, ao traçar a história urbana da área, desde a discriminação racial até à atual ameaça de gentrificação.

Resumo do conteúdo:
Contexto histórico: O Bronx enfrentava pobreza extrema, racismo sistémico, e cortes de verbas públicas. Ao longo dos anos 70, mais de 80% da habitação no sul do Bronx foi destruída por incêndios.

Causas dos incêndios:
Proprietários incendiavam os prédios por dinheiro do seguro.
A cidade cortava serviços de bombeiros e manutenção.
Políticas habitacionais discriminatórias.

Narrativa pessoal: Vivian Vázquez Irizarry, uma das realizadoras, cresceu no Bronx e narra o filme, oferecendo uma perspetiva pessoal e comunitária da tragédia.

Mensagem principal: O documentário denuncia como o governo e os media culparam os residentes — em grande parte afro-americanos e latinos — pela destruição, ignorando os verdadeiros fatores estruturais e raciais.

Temas abordados:
Racismo ambiental e estrutural
Negligência urbana
Gentrificação
Resistência comunitária

Reconhecimento:
O filme foi bem recebido pela crítica e exibido em vários festivais. É também usado em contextos educativos e comunitários para discutir justiça social e habitacional.

Site oficial
Decade of Fire

Sem comentários: