O artesão usa uma mini-retífica elétrica e brocas especiais, como as usadas por dentistas para fazer esculturas nos ovos. Ele vai lixando a delicada casca do ovo, até obter interessantes padrões. Saca só:
O processo tem início usando uma agulha ara perfurar a parte de baixo do ovo. Por ali ele remove a clara e a gema e injeta um fluido para limpar o mesmo. Em seguida, o desenho do que será esculpido na casca é feito usando lápis comum. O artista perde um bom tempo fazendo isso, mas dada a quantidade assombrosa de detalhes que resulta de seu trabalho, é lógico que o esforço compensa.
Com a mão firme num nível JEDI, o cara vai cortando e desbastando a casca e segue fazendo os desenhos. Um simples descuido pode levar ao ovo entrar em colapso em suas mãos.
Nem sempre, o ovo usado é de galinha. Wen usa realmente ovos de frango, mas também alguns de gansos e de pato. Os ovos de ganso e de pato costumam ter cascas mais fortes e duráveis, que se prestam melhor para trabalhos muito detalhados, como os Pagodes de Xi’an.
Para atingir seu atual estado de habilidade, Wen Fuliang praticou a arte de modelar em cascas de ovos por mais de dez anos.
Fazer este tipo de trabalho é um processo demorado, delicado e frágil. É como diz o ditado popular, “trabalho de chinês”.
Evidentemente, Wang não é nem o primeiro e nem o único artista que faz este tipo de trabalho. O “Egg carving” é uma forma antiga de arte, que tem sido praticada há séculos.
Sem comentários:
Enviar um comentário