terça-feira, 4 de outubro de 2022

China usa grande veículo aéreo não tripulado para semeadura de nuvens sobre planalto Qinghai-Tibet

Foto aérea tirada em 23 de junho de 2022 mostra o Lago Xingxinghai, no distrito de Maduo da Sub-região Autônoma Tibetana de Golog, Província de Qinghai, noroeste da China. (Xinhua/Zhang Hongxiang)

Beijing, 3 out (Xinhua) - O grande veículo aéreo não tripulado civil Wing Loong-2H, da China, realizou recentemente uma operação de semeadura de nuvens no Planalto Qinghai-Tibet, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O Wing Loong-2H detectou as nuvens de precipitação e realizou com sucesso chuvas e neves artificiais sobre a Cordilheira Aemye Ma-chhen, na região de Sanjiangyuan, no planalto, disse a AVIC, a principal fabricante de aviões do país.

Esta operação é um esforço conjunto do Centro de Modificação Meteorológica sob a Administração de Meteorologia da China (CMA, em inglês), do Centro de Observação Meteorológica sob a CMA, da AVIC (Chengdu) Unmanned Vehicle System Co., Ltd., e de várias outras unidades.

O veículo aéreo não tripulado de grande porte foi equipado com um dispositivo catalisador para o aumento da precipitação, de acordo com a AVIC.

Também levou um dispositivo de detecção de precipitação na nuvem para observar e fornecer dados ao estudo sobre as características e estrutura de precipitação de nuvens no Planalto Qinghai-Tibet e os efeitos do aumento da precipitação.

O estudo ajuda a facilitar a pesquisa do mecanismo de precipitação de nuvens no Planalto Qinghai-Tibet e tecnologias catalíticas relacionadas.

Durante a operação de cerca de cinco horas, estima-se que esta teve influência no aumento da precipitação em até 15.000 quilómetros quadrados, disse a AVIC.

Sanjiangyuan, que significa "fonte de três rios", é a origem das nascentes de água dos rios Yangtzé, Amarelo e Lancang. Lar de Sanjiangyuan, a Província de Qinghai tem sido apelidada de "a torre de água da China".



A operação do Wing Loong-2H desta vez faz parte dos testes de um aprimoramento considerável de precipitação baseada em veículo aéreo não tripulado no planalto. O objetivo é aumentar as quedas de neve e a cobertura de gelo em áreas típicas de geleiras no planalto.

Ele foi projetado para ajudar a melhorar a capacidade de semeadura de nuvens no Planalto Qinghai-Tibet, que é de grande importância para sustentar a produção de animais vivos e agrícolas na região, bem como explorar maneiras de lidar com as mudanças climáticas.

Antes desta operação, Wing Loong-2, outro membro da grande família de veículo aéreo não tripulado civil Wing Loong, já realizou um teste de observação meteorológica de alta altitude no Planalto Qinghai-Tibet.

No próximo passo, a CMA avançará na construção de um extenso sistema de observação meteorológica aérea baseado em veículo aéreo não tripulado para a proteção ecológica do planalto.

A AVIC compromete-se a continuar impulsionando o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados e outros produtos aeronáuticos avançados para esforços de modificação climática, apoiando ainda mais o padrão de vida e o bem-estar das pessoas e a construção econômica nacional.

Sem comentários: