terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Um terço dos tubarões, raias e mantas estão em perigo de extinção


Um terço (exatamente, 32,6%) das espécies de tubarões , raias, raias, mantas, quimeras e outros peixes com esqueleto cartilaginoso estão em perigo de extinção, segundo os critérios da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Isso é indicado por uma nova análise publicada na revista Current Biology. Tubarões, raias, mantas e outros peixes com esqueletos cartilaginosos (condrictes) são excepcionalmente vulneráveis ​​à sobrepesca porque tendem a crescer muito lentamente e têm poucos descendentes.

Uma equipa de especialistas de todo o mundo analisou 1.199 espécies e concluiu que um total de 391 deveriam ser incluídas nas categorias de ameaça da IUCN: 90 “criticamente ameaçadas”, 121 “ameaçadas” e 180 “vulneráveis”. Isso é o dobro da avaliação de 2014.

As raias são o grupo de peixes mais ameaçado dos três grupos de peixes com esqueleto cartilaginoso (condrictianos): 41% de 611 espécies.

Além disso, cerca de 36% das 536 espécies de tubarões estão ameaçadas, assim como 9% das 52 espécies de quimeras (um peixe impressionante com olhos grandes, cabeça mais proeminente que o resto do corpo e barbatana caudal bastante longa).

O estudo identifica níveis de risco desproporcionalmente altos para tubarões e raias em águas costeiras tropicais e subtropicais, onde mais de três quartos das espécies estão ameaçadas. 

Pela primeira vez, três dessas espécies são consideradas "possivelmente extintas", já que a arraia de Java e a arraia torpedo do Mar Vermelho não são detectadas há mais de um século. Por seu lado, o tubarão perdido do Mar da China Meridional não foi detectado desde 1934.

“Os trópicos abrigam uma incrível diversidade de tubarões e raias, mas muitas dessas espécies inerentemente vulneráveis ​​têm sido fortemente pescadas por mais de um século por toda uma gama de pescarias que permanecem mal gerenciadas, apesar dos inúmeros compromissos de melhoria”, disse Colin Simpfendorfer , professor adjunto da James Cook University. 

"Como resultado", acrescenta, "temos que uma ou mais dessas espécies sejam confirmadas como extintas em breve devido à pesca predatória, um fato profundamente preocupante para os estoques de peixes marinhos. Vamos trabalhar para tornar este estudo um ponto de inflexão para para evitar mais perdas irreversíveis e, assim, garantir a sustentabilidade a longo prazo".

A análise concluiu que a sobrepesca é o principal risco para os condrictes, além das mudanças climáticas, que, segundo o Global Shark Trends Project (GSTP), afetam 10,2% das espécies ameaçadas. Outros perigos para essas espécies são a poluição e o desenvolvimento da agricultura ou da aquicultura, que causam a degradação do ecossistema.

Os governos ficaram muito para trás em atender aos conselhos científicos, cumprindo a obrigação de acabar com a exploração insustentável e priorizando a proteção das espécies de condrictes.

O estado de várias espécies, como o tubarão-narigudo, o tubarão-lixa-de-cauda-curta, Hemitriakis japanica, Rhinoperta marginata e dois peixes-viola piorou desde a primeira análise em 2014. Peixe-serra, cunha, raias diabólicas, peixes-guitarra gigantes, tubarões-martelo e raias-águia pelágicas são a família de chondrichthyes mais ameaçada.

"Nossa análise é alarmante e ainda oferece alguma esperança", disse Sonja Fordham, presidente da Shark Advocates International, um projeto da The Ocean Foundation. 

"Vimos uma recuperação significativa de várias espécies de raias fortemente exploradas graças aos limites estabelecidos pelos cientistas. Temos as estruturas, ferramentas e compromissos para replicar esse sucesso em todo o mundo, mas o tempo está se esgotando para mais e mais." e raias. Precisamos urgentemente que os governos, encorajados pelos cidadãos, continuem avançando e estabeleçam limites concretos para a pesca e, finalmente, mudem a situação desses animais extraordinários", acrescentou.

O estudo foi conduzido pelo Global Shark Trends Project (GSTP), em colaboração com o IUCN Shark Specialist Group, a Simon Fraser University, a James Cook University e o Georgia Aquarium, com o apoio do Shark Conservation Fund, a fim de avaliar o risco de extinção de peixes condrictes (tubarões, raias e quimeras). A equipa recrutou 322 especialistas de todo o mundo para concluir a análise, que durou 8 anos.

Com o objetivo de evitar o desaparecimento de espécies, danos contínuos aos ecossistemas e o medo da insegurança alimentar, o relatório propõe medidas de conservação para “inverter as tendências de declínio”.

Eles sugerem o estabelecimento de limites de pesca com base na opinião de cientistas para reduzir a mortalidade de espécies ameaçadas. Como medidas imediatas propõem a “restrição de desembarques, cumprimento das obrigações derivadas dos tratados de pesca e fauna”.

Eles também pedem às instituições que proíbam a retenção de espécies de tubarões e raias classificadas pela IUCN como “criticamente ameaçadas” ou “ameaçadas”.

“Precisamos urgentemente que os governos, encorajados pelos cidadãos, continuem avançando e estabeleçam limites concretos para a pesca e, finalmente, mudem a situação desses animais extraordinários”, conclui Sonja Fordham. 

Sem comentários: