segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Estado de emergência climática global


Conhecemos o efeito de estufa desde 1824 (Fourier), sabemos o sentido que as mudanças das concentrações de gases atmosféricos provocam na variação de temperatura desde 1859 (Tyndall) e temos uma previsão do aquecimento global pela duplicação do dióxido de carbono desde 1896 (Arrhenius). É simples: mais moléculas na atmosfera absorvem mais radiação solar que se manifesta em mais energia sob a forma de calor. Como a queima de combustíveis tem como efeito a produção de energia e dióxido de carbono, a construção de uma economia baseada nessa queima não poderia senão aumentar drasticamente a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Em 2019 temos a maior concentração de dióxido de carbono atmosférico dos últimos 3 milhões de anos. Nós existimos há 300 mil. Temos civilizações há 12 mil. Começámos a queimar combustíveis fósseis há 200 anos. Não somos nós que não conseguimos mudar, são os donos do capitalismo que não querem abdicar do seu monstruoso poder.


As pessoas merecem saber que os cientistas estão apontando para uma ação imediata de mudança do sistema económico porque estão detectando sinais de alerta de uma extinção em massa totalmente concluída na Terra dentro de décadas.

1. Uma rápida extinção em massa está aqui e pode estar completa dentro de 'um ou alguns séculos se nada for feito' (a partir de 2022).

Podemo-nos esforçar para interromper os processos de crescimento económico industrial para proteger as espécies e todos [artigo científico - 2022]

2. O crescimento econômico representa um inferno de aquecimento de 2,5°C a 6°C até 2090. O rápido aquecimento de 5,2°C coloca as espécies da Terra em território de extinção em massa "mesmo sem outros impactos não climáticos" [artigo Nature -2021]

Junte-se para acabar com o silêncio da media corporativa que bloqueia a compreensão do público.

3. Os cientistas dizem que devemos reduzir as emissões imediatamente e parar o desmatamento e os pesticidas nos próximos 2 a 8 anos. Isso exigirá uma mudança de sistema.

Totalmente ignorado pela media estatal-corporativa: o relatório do IPCC AR6 inclui o decrescimento.

4. A media estatal-corporativa não explicará que a rápida extinção de 50% - 75% das espécies da Terra neste século devido ao uso excessivo e abuso de recursos pelos ricos é uma possibilidade real porque isso ameaçaria o poder estatal-corporativo.

5. Devemos apoiar a mídia independente que explora ideias de mudanças profundas no sistema à medida que somos lançados em direção a 1,75°C-2,5°C e aumento do terrível aquecimento global com florestas severamente fragmentadas na década de 2040.

Para salvar as espécies, mude para um mundo pós-crescimento.

6. A agricultura industrial e a pesca desta terrível economia global estão nos a levar para um cenário de rápida extinção em massa. Enquanto isso, as emissões não estão caindo quando devem ser reduzidas em 20-30% até 2025. O capitalismo significa 2,5°C em breve 5.

7. Podemos agir para nos afastarmos rapidamente do capitalismo industrial, que já ameaça a extinção por meio da agricultura ultradestrutiva e esvaziamento dos oceanos, extração de madeira, poluição, construção de estradas, mineração, construção, etc.

8. Crescimento económico, extinção

'A perda/degradação da floresta tropical sozinha, mesmo sem considerar outros estressores humanos, como mudança climática e perda de habitat em outros ecossistemas, precipitará... extinção em massa... nos próximos dois séculos' (2017)

"A diferença com a extinção em massa anterior é... eles levaram 10s de milhares, 100s de milhares, até mesmo milhões de anos para acontecer. Neste caso, isso está acontecendo tão rápido, agora em apenas 2, 3 décadas."

Sem comentários: