domingo, 4 de dezembro de 2022

Um brilhante meteorito verde ilumina o céu da Índia


É muito difícil fotografar um meteorito. Embora cerca de 25 milhões deles se aproximem da Terra todos os dias, a maioria deles é muito pequeno para ser rastreado. Aqueles que podemos ver são difíceis de detectar durante o dia, e a maioria das pessoas está a dormir quando cruzam o céu à noite. Mas Prasenjeet Yadav conseguiu um de qualquer maneira, totalmente por acidente.

Yadav estava a dormir quando este meteorito verde brilhante explodiu sobre Mettupalayam, uma pequena cidade na região montanhosa de Ghats Ocidental, no sul da Índia. O equipamento de lapso de tempo que ele montou no topo de uma colina próxima capturou esta bela imagem.

Ele não se propôs a ser fotógrafo. Ele nasceu em Nagpur, a cerca de 35 milhas do cenário de "O livro da Selva", de Rudyard Kipling, e tigres e leopardos vagavam rotineiramente por seu quintal. Ele estudou grandes felinos como biólogo molecular, mas tinha a sensação de que a maioria das pessoas não lia, muito menos entendia, trabalhos académicos. Se as pessoas querem entender a ciência, pensou ele, elas precisam vê-la. E assim ele se tornou um fotógrafo.

Yadav ganhou uma bolsa da National Geographic Young Explorers para documentar as "ilhas do céu", os picos isolados das montanhas que se elevam acima das nuvens ao longo de uma faixa de 400 milhas dos Ghats Ocidentais. Ele queria uma foto noturna de Mettupalayam para mostrar a urbanização da área. Na madrugada de 9 de outubro de 2015, Yadav dirigiu-se para as montanhas, montou a sua Nikon D600 e  programou-a para fazer exposições de 15 segundos a cada 10 segundos até as 4h30. Então ele montou acampamento e cochilou até ao amanhecer.

No dia seguinte, ele reviu as cerca de mil imagens em sua câmera e avistou um flash brilhante de luz esmeralda. A princípio ele pensou que fosse um acaso, mas vários astrónomos confirmaram que era um meteorito. É um tiro perfeito. “Eu estava lá, e é disso que se trata a fotografia – estar lá no lugar certo na hora certa”, diz Yadav. Isso e um pouco de sorte.

Fonte: Wired

Sem comentários: