terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Lixo: Mega Operação de Limpeza a Costa Portuguesa

O projecto Panthalassa é a maior ação de descontaminação da costa portuguesa realizada até hoje pela associação Brigada do Mar.

                                  


Arrancou esta sexta-feira, 7 de janeiro, uma mega operação de limpeza da costa portuguesa que vai durar 18 meses e que contará com 15 ações ao longo de 350 quilómetros do litoral.

Esta grande operação de descontaminação da orla costeira de Portugal continental será realizada entre janeiro de 2022 e junho de 2023. A iniciativa chama-se Panthalassa e vai incidir, por etapas, em 350 quilómetros de areais (dos 943 quilómetros de toda a costa), entre Viana do Castelo e Monte Gordo.

A recolha de lixo e resíduos de dimensão superior a uma garrafa de plástico de litro e meio - é feita por equipas de voluntários da Brigada do Mar. Simão Acciaioli, responsável pelo projecto e pela Associação Brigada do Mar, explica que a estimativa é recolher 80 toneladas de resíduos, "que representam muitos metros quadrados que destroem a vegetação, ecossistemas e constituem um perigo para todos."

A operação Panthalassa vai ainda recolher dados referentes a animais mortos (golfinhos, tartarugas, aves) e estas informações serão partilhadas com instituições e organizações que trabalham na área ambiental e da sustentabilidade, como por exemplo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Sociedade Portuguesa para o Estudo de Aves (SPEA) e Rede de Arrojamentos.

Os resíduos recolhidos vão ser encaminhados para os circuitos de tratamento, reciclagem, reutilização, aproveitamento de materiais para a indústria, como também para a criação de instalações artísticas e exposições.

Devido à pandemia, nos primeiros meses desta operação de limpeza não será possível integrar voluntários para além dos que já fazem parte destas ações. A Brigada do Mar dedica-se à limpeza de lixo das praias há 13 anos e conta já com um núcleo duro de voluntários que fazem habitualmente parte destas ações. Ainda assim, Simão Acciaioli revela como é que cada um de nós pode fazer parte deste Panthalassa.

2 comentários:

Susana disse...

Olá, este tipo de "operação" é sempre uma boa divulgação e muito bom ajudar mas o que me deixa mesmo preocupada é o facto de ainda ninguém fazer nada acerca da poluição da água. Fiquei a ter conhecimento há pouco tempo que os nossos champôs e sabonetes poluem imenso para não falar da questão de terem derivados do petroleo na composição. Podes confirmar?

Será que é mais uma questão dos lobbies?

Obrigada
www.dajoana.com

João Soares disse...

Boa tarde, Susana. Há laboratórios que fazem a despistagem de pesticidas presentes em shampôos e sabonetes. Creio que a Universidade Católica do Porto- Biotecnologia, poderá fazer. É uma questão de os contactar.
Cumprimentos