segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Viu um animal selvagem morto? Agora pode avisar as autoridades numa App



A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lançaram recentemente uma nova plataforma, onde é possível registar e avisar as autoridades de forma imediata quando encontra um animal selvagem morto.

A plataforma “Animais” (Aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens) está agora disponível em formato online, através do site, para utilização em dispositivos móveis. Podem ser notificadas todas as espécies selvagens de aves, anfíbios, mamíferos, répteis e peixes.

Antes de utilizar a plataforma, deve registar-se de forma a criar uma conta. Para o registo da ocorrência, deve selecionar o nome da espécie encontrada, o sexo e a classe etária, o estado em que se encontra o cadáver, se existe mais do que um, e indicar o local onde está.

Segundo o ICNF, este registo vai permitir não só alertar as autoridades para que possam agir atempadamente, mas também que sejam conhecidos os valores de mortalidade das espécies, identificar situações de mortalidade aumentada que precisam de investigação e detetar doenças em fase precoce.

Sem comentários: