segunda-feira, 17 de julho de 2017

As lições a retirar do colapso de civilizações no passado, por João Paulo Soares

Passado e Hoje. Old and Today, Julho de 2017- por João Soares

As lições a retirar do colapso de civilizações no passado
                                                                              Chassez le naturel, il revient au galop!

(Expulse o natural, ele volta a galope!)

O discurso proferido sobre as alterações climáticas em curso, o aquecimento global, pode incutir uma crença que é a vingança ou a revolta da natureza contra a artificialidade crescente do ambiente criado pelos seres humanos e que o natural se reafirma com força por meio das catástrofes. Furacões, ciclones, tornados, inundações e secas mostrariam haver uma natureza "lá fora", de cujos ciclos o homem se faz vítima. No entanto, como Jared Diamond defende no seu livro “Colapso”, parece mais razoável pensar de outra forma: humanos, não-humanos, atmosfera, oceanos integram-se num nível sistémico, intrincado, complexo. É o facto que o efeito-estufa ilumina. Não há vingança, e sim, revelação definitiva da quase organicidade da relação do homem com o meio. 

O "natural" é modificar o ambiente. Como bem frisou Richard Lewontin em “A Tripla Hélice”, qualquer espécie de ser vivo, ao utilizar recursos escassos do ambiente e devolvê-los em formas que não podem ser utilizadas novamente por indivíduos da própria espécie, está a modificar o ambiente de forma "natural". Nada mais comum que comer, e nada mais ilustrativo da destruição micro-operada por cada célula viva: o metabolismo transforma comida em restos, produtos a serem excretados.

No entanto, há algo de peculiar no "terceiro chimpanzé", o Homo sapiens, desde que ele "desenvolveu a inventividade, a eficácia e as habilidades de caçador há uns 50 mil anos".  A colonização humana de qualquer grande extensão de terra virgem sempre foi seguida de enorme impacto ambiental: derrube de florestas, extinção de grandes animais "que evoluíram sem temer os seres humanos e foram facilmente abatidos, ou que sucumbiram à mudança de habitat, introdução de espécies invasoras e doenças trazidas pelo homem". A mesma história se repetiu na Austrália, na América do Norte, na América do Sul, em Madagáscar, nas ilhas do Mediterrâneo, no Havai, na Nova Zelândia e em diversas outras ilhas do Pacífico. Segundo Diamond, descobertas recentes de arqueólogos, climatólogos, historiadores, paleontólogos e palinologistas (especialistas em pólen) têm confirmado a suspeita de suicídio ecológico não-intencional por parte das sociedades que entraram em colapso. 

Mas o autor não crê num cenário apocalíptico de extinção da humanidade ou da civilização industrial. "Tal colapso pode assumir diversas formas, como a disseminação mundial de doenças ou de guerras provocadas pela escassez de recursos naturais". Na sua "estrutura de cinco pontos" de possíveis factores capazes de contribuir para um colapso, quatro - danos ambientais, alterações do clima, vizinhança hostil e parceiros comerciais corruptos - "podem ou não se mostrar significativos para uma determinada sociedade. O quinto factor- as respostas da sociedade aos seus problemas ambientais - sempre se mostrou significativo". 

Fica também implícito, no que Diamond diz, que confiar em tecnologias capazes de salvar o mundo é uma abordagem temerária. Das civilizações que entraram em colapso no passado e as que correm risco de entrar no presente, muitas dispunham de sofisticados aparatos tecnológicos para os padrões de seu tempo. No seu livro demonstra que as civilizações que ainda perduram, região a região, ilhas ou países foi devido ao facto de encontrarem soluções de eficiência que muitas delas passam por uma cultura e atitude de conservação dos recursos naturais e de precaução por parte dessas populações. Também não se deve entregar às indústrias, às empresas, às escolas, aos tribunais, à academia e/ou ao governo como os únicos que se comprometam a mudar de atitude: "nós, o público, temos a responsabilidade final".

Sem comentários: