quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Faith, power, manipulation - The secrets of the Opus Dei sect


Para muitos críticos, a comunidade católica arquiconservadora Opus Dei é uma seita diabólica. No entanto, o Opus Dei (que se traduz como "Obra de Deus") se vê de uma forma muito positiva. Ainda hoje, é muito difícil olhar para o mundo interior da seita.

Isso porque seus 90.000 membros em todo o mundo fizeram um voto de sigilo - e aqueles que saíram relatam perseguição se quebrarem esse voto. Enquanto isso, o Opus Dei está trabalhando para se tornar o ator mais influente da Igreja Católica. Para isso, mantém uma rede secreta - incluindo filiais na Alemanha.

Não é por acaso que a sede alemã está localizada em Colónia - a arquidiocese católica mais poderosa da Alemanha. Na Alemanha, o Opus Dei está focado em tentar se firmar no campo da educação, administrando creches e escolas.

O exame de uma creche em Munique mostra que o Opus Dei esconde deliberadamente seu envolvimento nessas instituições. Outro componente da rede é o IESE, a escola de negócios do Opus Dei, que também tem uma ramificação na Alemanha. É considerada uma das melhores escolas do género no mundo.

Em Espanha, onde se originou o Opus Dei, os membros da seita atuam em partes dos setores judiciário e educacional. O documentário tenta descobrir essas conexões tanto em Espanha quanto na Alemanha, e permite que vítimas e especialistas dêem sua opinião. Inclui também uma entrevista com o chefe do Opus Dei, Christoph Bockamp.

Pela primeira vez, um ex-membro da Alemanha relata sua provação no Opus Dei e o assédio que sofreu depois que se separou da seita. A espanhola Carmen Charo desenvolveu problemas de saúde mental durante seu tempo no Opus Dei, devido à lavagem cerebral e pressão psicológica. Hoje, ela ajuda os outros em sua jornada para fora do Opus Dei.

Dietmar Scharmitzer está tentando fazer o mesmo com as pessoas de língua alemã que querem sair e administra uma plataforma na Internet para ajudar a informá-los. Finalmente, Marco Politi, autor e especialista vaticano de Roma, faz um balanço da influência que o Opus Dei exerceu desde o tempo do Papa João Paulo II.

Sites:
Opus Frei
Opus Info

Sem comentários: