Sexta extinção em massa do planeta está em curso e o alerta é dado em forma de arte
O Dia Mundial da Vida Selvagem celebra-se hoje com um alerta gritante: a perda de espécies animais e vegetais é cada vez maior. A Associação Natureza Portugal e o World Wide Fund juntam-se no projeto The Endangered Typeface, que apresenta 26 serigrafias, uma por cada letra do alfabeto e de animais em risco, para dar voz às espécies ameaçadas.
O alarme tem soado ao longo dos últimos anos, mas cada vez a realidade obriga-nos a olhar para a Natureza com mais urgência: os últimos dados mostram que desde 1970 as populações de animais selvagens têm caído 69%.
Se por um lado são os países desenvolvidos que mais poluem é nos países em desenvolvimento e nos tropicais que o impacto é maior. Em 2013, a ONU proclamou o 3 de março como o Dia Mundial da Vida Selvagem, numa tentativa de consciencializar as pessoas para as ameaças que as espécies enfrentam no planeta e hoje este dia é o evento anual mais importante dedicado à vida selvagem.
Para ajudar a dar voz a esta mensagem, a campanha The Endangered Typeface aposta na arte. Ao todo são 26 serigrafias, com a inicial de cada letra do alfabeto, a representar um animal em risco e o número de indivíduos que restam no planeta dessa espécie.
Esta iniciativa, da Associação Natureza Portugal (ANP) em conjunto com o World Wide Fund (WWF), tem como base a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature.
A edição de serigrafias é limitada e ao fazer uma doação de 50 euros, qualquer pessoa poderá receber um dos posters em casa, contribuindo para tentar reverter a perda da biodiversidade do planeta.
Todos os donativos podem ser feitos aqui e revertem para os projetos de conservação da ANP | WWF.
Saber mais:
Sem comentários:
Enviar um comentário