O Dia Internacional da Não-Violência foi proclamado através da Resolução 61/271 adotada na Assembleia Geral da ONU a 15 de junho de 2007.
Esta data internacional foi instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse mesmo dia, em 1869.
Gandhi foi um grande defensor do "Satyagraha", um princípio de não-agressão, onde se recorre a uma forma não-violenta para se protestar e se fazer a revolução.
Não-violência, verdade e amor eram os grandes princípios deste pacifista, que nunca chegou a receber o Prémio Nobel da Paz.
Trata-se de um dia virado para a educação e para a paz, para o respeito pelos direitos humanos e para solidariedade entre os homens.
Nesta data tão importante realizam-se imensas iniciativas pela paz no mundo, com destaque para as escolas.
Frases de Gandhi sobre a Paz
"Verdade, pureza, autocontrole, firmeza, coragem, humildade, unificação, paz e renúncia. Essas são as qualidades herdadas de uma pessoa que resiste." (Mahatma Gandhi)
"O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil." (Mahatma Gandhi)
"As pequenas boas coisas parecem não ser nada, mas elas trazem a paz.
Assim são as flores do campo que acreditamos não terem perfume, mas que, juntas, perfumam..." (Mahatma Gandhi)
Em 30 janeiro, na data do falecimento de Mahatma Gandhi, se celebra o Dia Escolar Não-Violência e da Paz, um dia criado em 1964 pelo poeta e educador espanhol Llorenç Vidal.
Resolução 61/271 da Assembleia Geral da ONU que institui o Dia Internacional da Não Violência | ONU [en] DESCARREGAR
Links relacionados
Sem comentários:
Enviar um comentário