PFAS, estão por todo o lado. Já deve ter ouvido falar de PFAS em frigideiras antiaderentes e impermeáveis, mas sabia que estes produtos químicos eternos se encontram em inúmeros outros produtos? Até mesmo em embalagens de alimentos, medicamentos e pesticidas.
Muitos PFAS são tóxicos; outros interferem com o seu sistema hormonal. No entanto, a indústria química recusa-se a eliminar os PFAS, pois lucra com a sua produção, pondo em risco a saúde de milhões de europeus.
A ciência é clara: os PFAS podem causar danos no fígado, distúrbios da tiroide, obesidade, problemas de fertilidade, doenças cardiovasculares e cancro. O Conselho Nórdico de Ministros estimou que o custo dos PFAS para a saúde pública é de uns impressionantes 52 a 84 mil milhões de euros por ano na Europa.
Como os PFAS quase não se degradam naturalmente e são utilizados há décadas, estão agora em todo o lado. Estudos mostram que muitos de nós estão expostos aos PFAS através de alimentos e água potável, criando riscos para a saúde humana.
Isto precisa acabar. Não podemos permitir que a indústria química continue a envenenar o nosso ar, a nossa água potável, o nosso solo e, em última análise, os nossos corpos, para sempre. A nova Comissão Europeia deve agir já:
- Proibindo o uso de PFAS na Europa em todos os produtos o mais rapidamente possível.
- Obrigar as empresas químicas a pagar os custos de limpeza da poluição por PFAS.
- Estabelecendo normas muito mais rigorosas para o PFAS em águas superficiais e potável.
É importante que as nossas vozes sejam ouvidas. A indústria química quer continuar a operar como sempre. E é um adversário formidável: o setor químico é um dos que mais investe em lobistas na Europa. Mas juntos podemos vencê-los.
2 comentários:
Em complemento:
"Hoje, com excepção de França[x], os países que apostam na opção nuclear não são democráticos, ou estão longe de ter uma democracia plena, onde nunca existiu ou ainda não existe debate sobre a opção, e onde as populações não conhecem o historial negativo desta via.
A persistente acção de propaganda da via nuclear que se referiu no início deste texto, tem sido acompanhada pelo apagamento de qualquer contraditório na Ordem dos Engenheiros e nos citados jornais."
'A Viagem dos Argonautas'
"Dois reactores nucleares chineses para Portugal?"
– por António Mota Redol
https://aviagemdosargonautas.net/2025/07/29/dois-reactores-nucleares-chineses-para-portugal-por-antonio-mota-redol/
Pois essa é outra matéria. Mas dá que pensar. O lóbi nuclear é muito forte. Obrigado pelo artigo.
Enviar um comentário