Hoje celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física, uma data instaurada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que tem como objetivo promover a prática de exercício físico e reforçar a sua importância para a saúde dos cidadãos.
A OMS recomenda que os adultos saudáveis treinem 30 minutos por dia, a uma intensidade no mínimo moderada. Quanto às crianças e aos adolescentes, a Direção-Geral de Saúde (DGS) recomenda a prática de 60 minutos por dia de “atividade física de intensidade moderada a vigorosa”. Relativamente às pessoas mais velhas, sugere-se a prática de atividade aeróbia de intensidade moderada 5 dias por semana.
Deve-se reduzir ao máximo comportamentos sedentários, deve ser evitado estar mais do que 30 minutos seguidos na mesma posição. Recomenda-se que ande pela casa, por exemplo, enquanto fala ao telefone.
Se estiver em teletrabalho, se possível, vá alternando as posições de sentado e em pé. Nos momentos em que estiver sentando use-o para ler, fazer jogos de tabuleiro, puzzles, jogos de cartas, entre outros.
Estas e outras recomendações estão disponíveis no site da DGS, no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física.
A prática de exercício físico é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, tal como para a saúde física e psicológica. Além disso, esta atividade ajuda a prevenir doenças, reduz o stress e melhora a auto estima do praticante.
A atividade favorita dos portugueses é, segundo a DGS, a caminhada. No entanto, o futebol está também no topo de preferências do sexo masculino.
Cerca de 80% da população portuguesa não pratica atividade física de acordo com as recomendações dadas. Contudo, espera-se que este valor venha a mudar dado que Portugal, tal como outros membros da OMS, comprometeu-se a reduzir a inatividade física no seu país em 10% até 2025.
6 de abril é, também, o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. Para o assinalar, os/as embaixadores/as do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) apresentam um vídeo sobre os valores do Desporto e a sua importância neste momento que vivemos.
Sem comentários:
Enviar um comentário