segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Ajuda precisa-se e prevenir também

Muito há a fazer ainda no que diz respeito à prevenção de riscos naturais e a uma escala verdadeiramente global e democrática...morrem mais gente que pelo "terrorismo"...

Sistema de Prevenção Teria Salvo Milhares de Vidas
Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2004

Um sistema de prevenção como o que existe nos países do Pacífico teria ajudado a salvar grande parte das milhares de vítimas que morreram na sequência do maremoto e dos tsunamis ontem corridos no sudeste asiático, afirmou um responsável do Centro Geológico norte-americano, citado pela Reuters.

A verdade é que nenhum dos países mais afectados, incluindo a Índia, a Tailândia, a Indonésia e o Sri Lanka, possui um mecanismo de alerta de tsunamis ou instrumentos de medição das marés.

O facto de a ocorrência de tsunamis ou de ondas sísmicas ser extremamente rara no Oceano Índico contribuiu também para que as pessoas não estivessem cientes da necessidade de se abrigarem nas terras mais interiores, depois de se registarem tremores de terra.

"Tanto no Japão, como na Califórnia, as pessoas são ensinadas a saírem das localidades costeiras", explica um sismólogo norte-americano. Os tsunamis são gerados por um tremor de terra debaixo da água e as ondas demoram 20 minutos a duas horas a formarem-se. Ou seja, continua este especialista, há tempo para evacuar as pessoas.

Os sistemas de prevenção de tsunamis existem nos países do Pacífico, designadamente nos Estados Unidos, que tem centros no Havai e no Alasca. Mas nenhum destes monitoriza a região do Oceano Índico. Estes mecanismos lançam o alerta de que ondas potencialmente destrutivas podem atingir as costas dos países no prazo de três a 14 horas.

Vários cientistas ouvidos pela Associated Press garantiram que o tremor de terra de ontem foi registado por várias redes sísmicas, mas a inexistência de sensores de marés na região fez com que fosse impossível saber que direcção o tsunami ia tomar


Sem comentários: