quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Giulio Boccaletti: Water—A Biography


“Se há magia neste planeta”, disse o antropólogo Loren Eiseley, “ela está contida na água”. Os humanos tentam conter essa magia há milénios. Giulio Boccaletti sabe disso mais do que ninguém. Com Água: Uma Biografia, Boccaletti mostra a história reveladora de como a distribuição da água moldou a civilização humana.

Todos nós precisamos de água para sobreviver. É essencial para todas as plantas e animais nesta terra. Boccaletti oferece uma ampla história ambiental e social, começando desde as primeiras civilizações de agricultores sedentários às margens dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. As técnicas agrícolas dessas primeiras civilizações mudaram para sempre o mundo. Seus sistemas de irrigação levaram a cultivos múltiplos que, por sua vez, levaram a uma explosão populacional e à especialização do trabalho.

O desenvolvimento da humanidade flui com o desenvolvimento da infraestrutura hídrica. A estrutura inicial da irrigação informou a estrutura social. A invenção do calendário, por exemplo, surgiu da necessidade agrícola. Na Grécia antiga, o poço de água de uma comunidade lançou as bases para a democracia. Durante o Império Romano, a segurança da água levou a sistemas de tributação. O controle da água continua hoje e está se tornando cada vez mais importante, pois as sociedades em toda parte estão lidando com a água e a falta dela com crescente regularidade devido às mudanças climáticas induzidas pelo homem. Não há melhor momento para entender nosso relacionamento com a substância mais elementar da Terra do que agora.

Giulio Boccaletti é físico e cientista climático, com doutorado pela Universidade de Princeton, onde foi bolsista de ciência de sistemas terrestres da NASA. Ele é pesquisador associado honorário da Smith School of Enterprise and the Environment, University of Oxford.

Sem comentários: