quarta-feira, 29 de junho de 2005

Telemóveis prejudicam o Ambiente

Procurei o parecer de vários técnicos e recebi boas respostas. Reproduzo (reservando o direito algumas ligeiras modificações) os esclarecimentos dados por Pedro Carteiro, Fátima Teixeira, Adelaide e Cátia Rosas, a quem agradeço profundamente terem respondido prontamente às dúvidas e o seu apoio ao uso mais ecológico deste aparelho.

1- Há reciclagem de telemóveis? Onde é feita? Existe em Portugal?

Em Portugal existe uma empresa devidamente licenciada para a reciclagem de telemóveis e outros resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. De uma forma genérica, a reciclagem dos telemóveis passa por uma descontaminação (recuperação dos cristais do visor) depois uma trituração e separação dos metais. A empresa é a Interecycling
A AMI lançou uma campanha em Portugal de recolha de tinteiros e telemóveis, para reciclagem, já neste ano de 2005, contando com o apoio de uma empresa de reciclagem nacional que procederá à recolha desses materiais.
Quanto aos operadores licenciados para tratamento de telemóveis, pode consultar a
lista actualizada do Instituto de Resíduos

2-Qual (is) os recursos naturais gastos na sua fabricação?

Relativamente aos recursos naturais gastos, é uma indústria que exige extracção com custos ambientais e sociais elevados. Primeiro porque os componentes constituintes dos telemóveis (bateria, carregador, visor, teclado, cartão telemóvel, embalagem do telemóvel e "caixa" - onde assenta o teclado, o visor, o cartão,...) são diferentes em natureza e transformação. Segundo, a sua maioria depende, sobretudo de:

- petróleo (para fabrico do plástico dos telemóveis)
- água (gasta no processo de fabricação dos componentes)
- solo (espaço para fabricação dos componentes e deposição dos resíduos)

3- Pode-se chamar trocas de telemóveis por um novo como um acto de reutilização?


A troca de um telemóvel velho por um novo não é um acto de reutilização. Se nós adquirimos um produto novo não estamos a reutilizar. Reutilização seria se eu recebesse um telemóvel velho e fizesse uso dele, desde utilizá-lo como telemóvel num todo (para a função como telemóvel ou qualquer outra função que invente ou crie com esse objecto) como aproveitando algumas das peças para usar noutro telemóvel - isso sim, é reutilização.

4- Nessas trocas, quais os reais benefícios- para a operadora ou para o ambiente?

As campanhas de recolha de telemóveis velhos são supostamente realizadas para assegurar a correcta deposição (para aterro ou reciclagem) dos telemóveis (os telemóveis contêm baterias constituídas por metais pesados, que devem ser devidamente tratados antes de serem depositados em aterro). O benefício dessa troca é para o ambiente (deposição adequada dos resíduos), podendo também ser para a operadora (se conseguir aproveitar algumas das peças dos telemóveis, para sua reciclagem, por redução de custos de fabrico de novos componentes).

Podem ler um pouco mais sobre


reutilização e reciclagem e

alguns exemplos de como fazer redução, reutilização e reciclagem de objectos


Sem comentários: