terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Cientistas descobrem que salgueiros são capazes de tratar águas residuais


Uma equipe de pesquisadores do Canadá e do Reino Unido descobriu que a árvore, conhecida popularmente como “salgueiro”, tem a propriedade de tratar águas residuais. O estudo foi publicado na revista científica Science of The Total Environment.

Os cientistas chegaram a essa conclusão investigando uma plantação de salgueiros em Quebec, irrigada com esgoto por três anos. Neste período, eles perceberam que as árvores foram capazes de filtrar mais de 29 milhões de litros de águas residuais primárias por hectare.

Os especialistas fizeram uso de sondas, instaladas estrategicamente embaixo das árvores, para averiguar se houve algum vazamento do esgoto. Porém, os dados das sondas mostraram que as água residuais lançadas nas plantações foram completamente capturadas pelos salgueiros.
Salgueiros são capazes de tratar águas residuais primárias

Outra descoberta nesse experimento é que os salgueiros, quando expostos ao esgoto, produziram produtos químicos ‘verdes’ com propriedades antioxidantes, anticâncer, antiinflamatórias e antimicrobianas. Estes produtos, que são extraíveis, foram enriquecidos justamente por meio do processo de filtragem do esgoto.

De acordo com os estudiosos, parte desses compostos poderiam ser usados ​​para substituir alguns produtos gerados na indústria química baseada no petróleo. Um deles seria insumo agrícola sintético. Poderiam ser também utilizados na produção de bioenergia.

O cultivo de salgueiros, além de tratar águas residuais e gerar insumos agrícolas, traz outros benefícios ao meio ambiente. Eles ajudam na amenização do calor e no aumento da biodiversidade, pois criam ambiente propício à vida de pássaros, insetos e outros animais.

Os cientistas estão convencidos de que plantações de salgueiros são uma solução eficiente e sustentável para o tratamento do esgoto urbano. Porém, não sabem se essas árvores toleram qualquer tipo de água residual. Então, estão testando os salgueiros com águas contaminadas de resíduos industriais.

Eszter Sas, principal autor do estudo e Ph.D. estudante da Université de Montréal, acredita que os salgueiros tem mais propriedades que as descobertas. Para ele, a pesquisa “está apenas arranhando a superfície da complexidade química natural dessas árvores que poderia ser aproveitada para resolver problemas ambientais.”

Frédéric Pitre, um dos autores do estudo e professor da Université de Montréal, espera que essa pesquisa “possa levar a experimentos e descobertas com outras plantas que são adequadas para o tratamento de águas residuais em muitos climas, incluindo o tropical.”

Sem comentários: