sábado, 14 de agosto de 2021

Políticos e chefes são as profissões que mais crescem com a pandemia e salários de topo disparam

Salários acima de 2500 euros limpos prosperam e batem recorde. Subida de 27% no número de políticos, chefes e gestores. É​ a maior das profissões.



A destruição de emprego não poupou os trabalhadores menos qualificados e com salários mais baixos, mas os empregados por conta de outrem com ordenados mais elevados (2500 euros limpos ou superior) prosperaram durante a pandemia, indicam cálculos do Dinheiro Vivo (DV) com base em dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no novo inquérito ao emprego relativo ao segundo trimestre do ano.

No segundo trimestre, havia mais de 40 mil pessoas a ganhar 2500 a 3000 euros por mês e mais de 50 mil com salários líquidos superiores a 3000 euros. Portanto, cerca de 91 mil pessoas nos estratos salariais mais elevados, um recorde nas séries do INE. É cerca de 2% do emprego total por conta de outrem na economia portuguesa.

Só para se ter um termo de referência, um salário líquido de 2500 euros por mês é bem mais do dobro do salário médio da economia apurado agora pelo INE, que ronda os 1010 euros limpos mensais. Um salário de 3000 euros é o triplo da média nacional.

O salário líquido apurado pelo instituto é rendimento auferido pelo trabalhador por conta de outrem "depois da dedução do imposto sobre o rendimento, das contribuições obrigatórias dos empregados para regimes de Segurança Social e das contribuições dos empregadores para a Segurança Social". É o dinheiro que leva para casa no final de cada mês.

Sem comentários: