sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Documentário - Vietnam: The Last Battle


Pilger apresenta o filme, no 20º aniversário do fim do conflito, do telhado da Embaixada dos EUA, Saigon, de onde as últimas tropas americanas partiram de helicóptero. O veterano Bobby Muller, entrevistado em China Beach, chama a guerra de mentira e fala sobre sua própria crença nisso logo após seu desembarque lá em 1965. Pilger afirma que Ho Chi Minh citou a Declaração de Independência dos EUA e buscou apoio de Washington para independência de sua nação. Uma mulher idosa, que perdeu o marido e os cinco filhos lutando contra franceses e americanos, é mostrada como um exemplo de luta pela independência. O mineiro de carvão Pham Ngo Duc descreve o enorme bombardeio americano, que, segundo Pilger, os jornalistas James Cameron e Harrison Salisbury, foram difamados por reportagens. Pilger relata a evacuação final da Embaixada dos EUA e o que considera a chegada "pacífica" dos norte-vietnamitas, que pôs fim à guerra.

Sob embargo dos EUA, que segundo Pilger usou sua influência para sabotar empréstimos do Banco Mundial, o país se voltou para a União Soviética. O coordenador do Programa de Pontes da CE, Michael Culligan, discute o retorno dos barcos vietnamitas, como o pescador Mac Van Nhan, que admite seu arrependimento por ter fugido do regime pós-guerra. O sociólogo Nguyen Thi Oanh afirma que a política liberalizante de Doi Moi trouxe muitos benefícios ao país, mas ameaça sua alma, enquanto o assessor económico do governo Nguyễn Xuân Oánh defende o socialismo de mercado que, segundo Pilger, aboliu as cooperativas e deixou a população como um pool de mão de obra barata para exploração internacional. O Prof. Võ Quý e o Dr. Pham Viet Thanh revelam o desmatamento e os altos índices de defeitos congénitos resultantes da Operação Ranch Hand de pulverização de dioxina.

Após o levantamento do embargo comercial por Bill Clinton, em troca do pagamento de US$ 140 milhões de dívidas de guerra contraídas pelos sul-vietnamitas, Hanói foi gentrificada para estrangeiros por empreendimentos exclusivos discutidos pelos promotores imobiliários Peter Purcell e Alfonso L. DeMatties. O Prof. Nguyen Van Xang recorda o atentado de Natal de 1972 ao Hospital Bạch Mai e as recentes privatizações que, segundo ele, minaram o serviço nacional de saúde. Nguyễn Xuân Oánh e Nguyen Thi Oanh respondem a documentos oficiais do governo britânico recomendando a "exploração" da mão de obra barata do Vietnã nas ZPEs. Um morador idoso relembra o Massacre de My Lai, cujo local Pilger contrasta com o local turístico dos túneis de Củ Chi. O produtor de cinema David Puttnam, a assistente de videolocadora Andrea Barnes e o vietnamita-americano Phan Quan criticam os filmes de Hollywood que promovem uma visão americana autocompassiva do conflito, que Robert Muller remonta a Ronald Reagan. Nguyen Thi Oanh afirma que, por causa de sua vitória, o Vietnam, ao contrário dos EUA, conseguiu sair da guerra.

Sem comentários: