segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por falar em calor: ilhas de calor urbano

Foto: Nuno Mamede Santos

Ilha de calor (ou ICU, ilha de calor urbana) é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, definindo uma distribuição de isotérmicas que faz lembrar as curvas de nível da topografia de uma ilha, daí a origem do nome ilha de calor. Há um contraste térmico entre a área mais urbanizada e menos urbanizada ou periférica, que inclusive pode ser área agrícola. Alterações da humidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença de ilha de calor urbana. Em geral, nas cidades de latitudes médias e altas (onde o clima é mais frio) forma-se durante a noite, em associação com o estabelecimento de uma circulação tridimensional na camada limite urbana (CLU) cujo ramo inferior ocorre na forma de um fraco escoamento centrípeto chamado brisa urbana, com intensidade da ordem de 1 a 3 km/h. A origem das ilhas de calor deve-se simplesmente à presença de edificações e das alterações da paisagem feitas pelo homem nas cidades. A superfície urbana apresenta particularidades em relação à menor capacidade térmica e densidade dos materiais utilizados nas construções urbanas: asfalto, concreto, telhas, solo exposto, presença de vegetação nos parques, ruas, avenidas e também, alterações do albedo (reflexão das ondas curtas solares) devido às sombras projectadas das construções e à impermeabilização da superfície do solo que implica aumento da velocidade do escoamento superficial da água de chuva e maior risco de cheias das zonas baixas das cidades, várzeas etc.

O efeito de ilha de calor nos países de latitudes médias (frios ou temperados) é mais marcado no período nocturno, e a sua intensidade é função não linear da população urbana.

Mais Informação:

1 comentário:

Dona Sra. Urtigão disse...

E no entanto existem formulas para minimizar este drama. Árvores reduzem a temperatura no entorno em até 3º ( e como se gosta de retirar as árvores dos espaços urbanos, para evitar que folhas caídas "sujem" o chão, o o "risco" de que caiam galhos ) ou então as coberturas verdes para casas e edifícios.
Das duas, tenho experiência real e concreta, acredito que voce tambem, mas como fazer entender isso senão a todos, pelo menos a uma parcela significativa das pessoas ?
Um abraço.