domingo, 12 de junho de 2022

Entrevista com Alberto Garzón e Eva García sobre a evolução da Izquierda Unida rumo ao Decrescimento


Neste sábado, 14 de maio, Izquierda Unida realizará em Madri um encontro que suscitou grande expectativa entre os setores ativistas mais próximos do Decrescimento. Precedido de uma carta pública e de um manifesto intitulado Diminuição de vida promovido por diversos militantes do setor decrecentista da formação, contou com o apoio do seu coordenador geral através de um extenso artigo de tom didático mas também ideológico, publicado no órgão oficial de IU , onde defende e justifica a necessidade biofísica de pôr fim ao crescimento económico. Na revista 15/15\15 queríamos falar com um dos promotores deste encontro, o coordenador da área de meio ambiente e ex-parlamentar Eva García Sempre , e com o coordenador geral e Ministro do Consumo, Alberto Garzón Espinosa .


diminuir para viver15/15\15: O encontro que você convocou por meio de sua carta e manifesto pode surpreendê-lo de fora, mas imagino que seja na verdade o resultado de debates e reflexões que você vem mantendo internamente na IU há algum tempo sobre o problema dos limites ao crescimento , não é assim?

Eva García: De fato, não é um debate novo dentro da organização. Que temos que viver dentro dos limites do planeta já estava claro; agora damos um passo adiante e propomos que o decrescimento é uma realidade e que temos que traçar, juntos, um roteiro político para que esse decrescimento não recaia, como sempre, nos mais vulneráveis.

15/15\15: Algumas coisas que se destacam no encontro é que não só os movimentos sociais foram convocados expressamente, o que pode ser algo mais ou menos comum nas formações de esquerda, mas também outros partidos políticos. Que resposta você teve tanto de um quanto de outro? Que outros partidos do Estado espanhol conhece que estão nesta evolução rumo ao Decrescimento?

EG: A resposta foi, sem dúvida, muito interessante. Independentemente de considerarem ou não oportuno participar como organização neste primeiro encontro, a recepção tem sido positiva e expectante por parte das organizações contactadas. E em relação às forças políticas, principalmente aquelas que também estão tendo esses debates, é muito positivo. De qualquer forma, e já que ainda estamos delineando, saberemos os nomes no sábado, dia 14. E sobre outras forças políticas, acredito que em maior ou menor medida esse debate está ocorrendo em quase toda a esquerda. Uma questão separada é como ela é abordada e se essa posição é a maioria dentro dela. Mas sim, existem forças políticas que o levantaram e esperamos que nos encontremos em algum momento para trabalhar.

15/15\15: Outro aspecto que chama bastante a atenção é o objetivo de desenhar conjuntamente um programa para o país em chave de decrescimento. Parece que o debate interno realmente parece bastante claro e você quer começar a trabalhar para transformar a consciência do fim do crescimento em linhas programáticas em um sentido político prático. É assim?

EG : Não somos ingénuos. O debate não será fácil em nenhuma organização ou força política (nem a nossa) porque, quando você pousar no concreto, há muita vertigem: será compreendido pela sociedade? O que acontecerá com este ou aquele setor produtivo que é chave na minha zona? Precisamente por isso queremos promover o espaço amplo, com todas as vistas possíveis. Esclarecer dúvidas e medos entre todos costuma ser mais fácil. Mas sim, acho que desde o início nossa posição é bastante sólida internamente.

Alberto Garzón: Nossa força política nasceu em 1986 com o objetivo político-social, entre outros, de incorporar as demandas ambientais e feministas surgidas naqueles anos, especialmente dos movimentos sociais. Desde então, o componente ecológico tem sido forte dentro da organização, apesar de a matriz ideológica da IU sempre ter sido uma orientação clássica (de conflito capital-trabalho). Nos últimos anos temos feito um esforço significativo com a militância para definir um perímetro ideológico coerente onde todas essas dimensões possam se complementar. Nas próximas semanas apresentaremos os principais resultados de uma pesquisa sobre a crise ecossocial que nos permitiu mensurar essas transformações ideológicas dentro de nossa organização. Mas posso adiantar algumas informações. Hoje, por exemplo, praticamente 50% da nossa militância se define como ambientalista, 60% como feminista e 70% como comunista; ou seja, há um alto grau de interseccionalidade. Além disso, entre a militância, 39% se identificam com o projeto de decrescimento. Acredito que a situação está muito madura para abordar determinados debates, sem que isso signifique que eles deixem de ser problemáticos.

15/15\15: O texto “ Os limites do crescimento: ecossocialismo ou barbárie ” foi publicado em inglês e recebeu elogios de notáveis ​​pensadores do Decrescimento como Jason Hickel e até mesmo alguém mais situado no ecoanarquismo como Ted Trainer. Que outras reações você teve no exterior? Haverá participação internacional no encontro?

AG : O documento tem a ambição de ser uma abordagem rigorosa, embora não académica per semas também informativo. Sabíamos que o fato de ter sido elaborado por um ministro aumentava seu impacto, e isso precisava ser aproveitado. Mas na realidade já avançamos bastante com o trabalho do Ministério do Consumo, que se expressa muito bem com as polêmicas da redução do consumo de carne e a questão das macro-fazendas. Mas sem dúvida minha intenção foi levar o debate para novos espaços, como os da nossa militância ou das pessoas que se referem a nós e não conhecem muitos dos elementos que apareceram no texto. A ideia era garantir que a questão ecológica não se reduzisse ao problema das alterações climáticas, pelo que se abriu um debate sobre as medidas que teríamos de tomar enquanto sociedade perante um desafio muito mais complexo e ameaçador do que aquilo que as pessoas tendem a pensar. Traduzimos o texto para o inglês . Queremos continuar tecendo redes nacionais e internacionais que vão além dos partidos, porque entendemos que é a única forma de construir alternativas políticas reais. Na verdade, o artigo pretende ser um ponto de partida que explicará muitas das próximas ações e eventos.


15/15\15: E outros partidos de esquerda que estão nessa fase de considerar a necessidade de diminuir fora de nossas fronteiras? E estou até pensando na América, porque embora às vezes relacionemos o Decrescimento a países como o nosso ou a França ou a Itália, o que certa esquerda e certo indigenismo em Abya Yala vem defendendo há algum tempo parece apontar na mesma direção, embora chamem o Bem Viver , por exemplo. Estou pensando no presidente da Bolívia, Luis Arce, o único que na COP26 teve a coragem de dizer que para combater verdadeiramente o caos climático é essencial abolir o capitalismo . É cedo para começar a sonhar com uma Internacional do Decrescimento e do Bem Viver?

Alberto Garzón com Pablo Iglesias em 'El Somriure dels pobles II'.  Fotografia: In Comun Podem.  Fonte: Wikimedia Commons.
Alberto Garzón em 2016 com Pablo Iglesias em 'El Somriure dels pobles II'. Fotógrafo: Em Comum Podem. Fonte: Wikimedia Commons.
AG : Acho que está se instalando um novo senso comum que torna a crise ecossocial um fenómeno muito sério, comparado ao que se poderia pensar sobre isso algumas décadas atrás. Alguns partidos incorporaram isso em seu projeto ou em seu discurso em maior medida do que outros, mas é normal. Falamos da necessidade de construir um bloco histórico e social —na terminologia gramsciana—, para que entendamos que é uma questão que vai além de partidos e instituições pré-existentes e onde a batalha cultural é central. É por isso que agora nos concentramos mais na construção de redes nacionais e internacionais. Acho que existem vimes para que algo com forte capacidade de intervenção política possa ser construído em algum momento.

EG : É difícil falar em nome de outras partes. Acredito sinceramente que o debate já está instalado. E cuidado, mesmo nas forças mais reacionárias. Trata-se aqui de decidir se o decrescimento se faz com uma perspectiva social, para garantir uma vida digna e plena e tudo, ou se faz como o Capital sempre fez: excluindo e expulsando as classes trabalhadoras e populares. Ou decrescimento para viver ou ecofascismo.

E, bem, não sei se ainda é cedo para falar de uma Internacional de decrescimento, mas sem dúvida é urgente estabelecer um espaço internacional que inicie a construção política e cultural de um modelo alternativo. Para mim, o modelo ideal para construir um decrescimento justo é o ecossocialismo. Mas teremos que ouvir todas as vozes.

15/15\15: No entanto, apesar do interesse despertado no movimento de decrescimento espanhol e desses ecos de alguns ativistas estrangeiros, parece que tanto a reunião quanto a posição do ministro passaram amplamente despercebidas na cena midiática espanhola, onde nem mesmo a direita aproveitou a ocasião para fazer sangue . Um longo artigo com referências acadêmicas é menos interessante para criticar e deturpar do que algumas breves declarações de senso comum sobre agricultura intensiva?

AG : A lógica da mídia tem seus próprios códigos e ritmos e, efetivamente, são diferentes da lógica política. No entanto, como já mencionei, o artigo teve como objetivo lançar as bases para uma linha de trabalho que estamos promovendo a partir dos espaços de UI. Em breve teremos novos acontecimentos, talvez até polêmicas também, que podem ser compreendidas à luz desse artigo.

15/15\15: Em suma, essa sua posição tão clara e contracorrente, Alberto, foi bastante surpreendente. Aqueles de nós que seguem as posições dos líderes da esquerda sobre a questão do crescimento estavam cientes de algumas declarações anteriores suas, a assinatura do manifesto anti-Novo Keynesiano Last Call em 2014, etc. isso possibilitou pensar que você foi uma das primeiras pessoas a falar claramente sobre o problema dos limites. Mas talvez o que mais tenha surpreendido é que você faz isso enquanto está no governo. Por que agora esse passo à frente, essa saída do armário como decrescimento, se você me permite a expressão? E por que não até agora, como algumas pessoas perguntam?

AG: Devemos entender o aspecto que poderíamos chamar de biográfico. Todos construímos nossa ideologia socialmente, ou seja, em contextos espaciais, temporais e vitais muito específicos. Sou de uma geração (nascida em 1985) que assumiu o problema ecológico desde o início da minha consciência política, tanto do ponto de vista prático (vivendo na costa de Málaga muitas vezes nos mobilizamos contra os processos especulativos que destruíram o território e a base natural) ambos teóricos (devo muito aos meus estudos de pós-graduação, especialmente ao meu professor e amigo Ángel Martínez-González Tablas). Essas experiências me permitiram, como aconteceu com tantas pessoas, não ser capaz de aceitar qualquer visão de mundo ou ideologia que seja cega para a questão ecológica. E também me permitiu contrariar os preconceitos inerentes à minha formação como economista (para mim os trabalhos de Nicholas Georgescu-Roegen e especialmente Robert Ayres e Reiner Kümmel foram essenciais). É com essa trajetória genealógico-pessoal que se pode entender que, ao chegar à coordenação federal da IU em 2016, iniciou diretamente uma série de transformações discursivas, políticas e organizacionais visando aprofundar um projeto que poderíamos chamar de ecossocialismo republicano .

15/15\15: E até que ponto as posições que revelam textos como o assinado por Eva e os demais companheiros do grupo IU Decrescimento e o artigo publicado em sua revista oficial já assumiram mais ou menos na formação? menos geral? Em que ponto está o debate ideológico e quais são os obstáculos mais importantes que essa virada ideológica está encontrando?

EG : Em nossos documentos já foram levantadas a crise ecossocial e a necessidade de adequação aos limites biofísicos do planeta. Para não ir muito longe, nos últimos documentos aprovados na Assembleia Federal onde reelegemos Alberto. E é uma linha de base em todas as intervenções de contexto que são feitas. Acho que sim, que em linhas gerais é algo assumido que vai exigir, como disse antes, muito trabalho quando tivermos de alicerçar em medidas concretas que, logicamente, vão gerar vertigem.

AG : Como eu disse antes, em breve divulgaremos alguns resultados sobre a opinião da militância da IU sobre a crise ecossocial. São resultados muito positivos que apontam para a internalização do discurso e da prática ecológica. Em qualquer caso, há duas coisas a ter em mente. A primeira, que não somos a favor de uma luta semântica sobre a definição ideológica —muitas pessoas podem assumir abordagens de decrescimento mesmo que não gostem ou não entendam completamente o conceito em si—. A segunda, que você tem que competir com visões estreitas, como a conhecida como vermelha e marrom, que também marca presença em todas as esquerdas. Nossa intenção é tornar maior e viável —dentro da organização e da sociedade— um projeto ecossocialista, feminista e republicano. Isso é o que aceleramos em particular desde 2016, enquanto nos movemos em um contexto político-nacional extremamente complexo (também e acima de tudo, no espaço da esquerda). Com tudo, mas com prudência e humildade, acho que estamos indo bem.

15/15\15: Tradicionalmente, o eixo fundamental da política partidária tem sido entre esquerda e direita. Mas em tempos de colapso ecossocial, o eixo crescimento-decrescimento ou produtivismo-ecologia social torna-se ainda mais importante. Você concorda com essa avaliação? A grande questão que precisa ser resolvida talvez seja como combinar políticas de esquerda que resolvam o dia-a-dia no sentido social mantendo uma política ecológica de longo alcance para voltar a nos situar nos limites da biosfera?

EG : O decrescimento já está aqui, repetimos isso ad nauseum. E que o importante é enfrentar quem, como, quanto diminuir. Nesse sentido, podemos concordar que pode haver políticas de decrescimento profundo e, também, profundamente injustas. Sem a visão da esquerda, sem ficar claro que a saída deve ser feita com justiça social, e não com propostas de decrescimento, nos encontraremos com um massacre. As políticas da esquerda são uma condição necessária, embora não suficiente, para lidar com uma saída justa. Tem que ser uma esquerda ecossocialista que coloque os limites do planeta como marco.

por que sou comunistaAG : De fato, como já disse, viemos de uma tradição clássica onde o conflito capital-trabalho tem sido central, senão o único. Em grande medida, é uma tradição cega à questão ecológica e à opressão patriarcal. Estamos corrigindo essas deficiências sem cair no outro grande risco, ou seja, em considerar que a solução é formar um partido verde-liberal que subestime as questões sociais (desigualdade, pobreza, luta de classes...). É uma obra de fios finos, que combina embasamento teórico com prática política. Em 2017 escrevi um livro chamado Por que sou comunista, muito teórico (abordou desde a filosofia da ciência até a teoria do estado capitalista) e alguns líderes proeminentes do meu partido me censuraram por ter incluído um capítulo sobre ecologia política. Cinco anos depois posso dizer que esse tipo de resistência já é insignificante dentro de nossa força política. Hoje estamos em uma fase diferente. Felizmente.

15/15\15: Seu artigo diz, Alberto: «a tarefa central das sociedades democráticas deve ser construir comunidades resilientes, capazes de priorizar o bem-estar de suas populações sem danificar permanentemente o ambiente natural que as sustenta, além de evitar a escalada dos conflitos sociais e das guerras, cada vez mais ligadas à crise ecossocial». Construir comunidades resilientes parece ótimo, e nominalmente muito alinhado com este Plano de Recuperação e Resiliência, mas você vê que esses importantes recursos econômicos estão sendo dedicados, esse enorme empréstimo que forçamos nossos filhos a nos conceder, realmente para fazer nos tornamos mais resilientes diante do embate com os limites?

AG : Ainda não me sinto capaz de comentar livremente muitas das experiências que estamos acumulando durante nosso tempo no Governo. Mas eu poderia dizer que existem de fato inúmeras inércias —ideológicas e práticas— que da administração pública e dos partidos promovem políticas públicas que não só não levam em conta a crise ecossocial, mas, de fato, a agravam. A polêmica da redução da carne e das macro-fazendas não só revelou o peso de fortes interesses empresariais, mas também de uma inércia muito perigosa dentro dos espaços públicos, mesmo aqueles considerados progressistas.

EG : Um esforço enorme está sendo feito para alocar recursos para aliviar as consequências da última crise decorrente da pandemia. Mas, sem dúvida, continuamos com uma estratégia desenvolvimentista: são investidos muito mais recursos no desenvolvimento das energias renováveis ​​do que na melhoria da eficiência energética dos edifícios e na redução do consumo de energia, por exemplo. Não estamos indo bem assim.

15/15\15: O artigo começou lembrando que este ano completa meio século desde a publicação de Limits to GrowthUma das características mais desconhecidas do modelo utilizado por seus autores é seu altíssimo grau de sucesso em prever o que aconteceria por volta desta terceira década do s. XXI se nada foi feito, ou seja, o chamado «cenário padrão». Quando um economista ciente disso fala com um economista como o ministro Calviño, que não tem nenhum modelo econométrico com capacidade preditiva que se aproxime desse grau de sucesso no longo prazo, em que termos se dá a conversa? Ou talvez sejamos muito ingênuos e a Ministra da Economia nem se digna iniciar uma conversa sobre a sua área com uma Ministra do Consumo que, aliás, nem é do mesmo partido... Digo isso porque até a Ministra Ribera, que é do mesmo partido que Calvino,

Alberto Garzón na 'foto de família' do Conselho de Ministros em 13 de julho de 2021. Fotografia: Pool Moncloa/Fernando Calvo.
Alberto Garzón na 'foto de família' do Conselho de Ministros em 13 de julho de 2021. Fotografia: Pool Moncloa/Fernando Calvo.
AG: Ao meu comentário sobre a resposta anterior, eu acrescentaria que os governos de coalizão têm essas coisas... que há divergências sobre diagnósticos, interpretações e, sobretudo, sobre possíveis soluções para os problemas. A resolução dessas diferenças se resolve a partir da clássica correlação de forças, embora não devamos entender isso em um sentido puramente numérico (tantos ministérios ou deputados), mas a partir de uma concepção poulantziana do Estado, ou seja, como uma condensação de uma correlação das forças da própria sociedade. É por isso que a batalha cultural é tão importante. E pouco a pouco se avança... Na última tabela macroeconômica do Governo, que tradicionalmente incorporava apenas variáveis ​​macroeconômicas clássicas, foram incorporadas as emissões de gases de efeito estufa.greenwashing para banalização do problema), mas com um quadro de crise ecossocial instalado fica muito mais fácil também conseguir conquistas administrativas.

15/15\15: Enfim, fontes confiáveis ​​nos dizem há algum tempo que dentro do PSOE estavam pensando em substituir o PIB e há pouco tempo Pedro Sánchez até falou sobre as desvantagens deste indicador e que era necessário ir "mais além do PIB. É muito ingênuo esperar que um movimento de fora como o que você está dando agora incentive esses proto-decrescimento dentro de outros partidos, como o PSOE, a sair do armário ? Porque o mais difícil foi colocar a campainha no gato e agora que você se atreveu, parece que aquele medo do palco de ser o primeiro desaparece como álibi para o silêncio dele, certo?

AG : Como eu estava dizendo, acho que isso depende da própria batalha cultural e das estruturas que são impostas. Por isso, por exemplo, quão importante foi a polêmica sobre a redução da carne e das macro-fazendas. Eles abrem debates que, embora sofridos para alguns protagonistas (começando por mim), delineiam claramente o campo de jogo subsequente.

EG : Bem, espero que este primeiro passo sirva para ajudar outras forças a caminhar! Bem-vindos todos aqueles que querem construir o futuro. Não sei se é ingênuo influenciá-los, mas acho que esse debate está acontecendo em muito mais espaços do que pensamos, quer eles decidam ou não torná-lo visível.

Eva Garcia Semper
Eva Garcia Semper
15/15\15: Voltando agora à reunião deste sábado, diga-nos, Eva, como vai ser estruturada, que questões vão ser tratadas ou como vai abordar o diálogo com as outras formações e as movimentos sociais.

POR EXEMPLO: As sessões serão estruturadas em torno de quatro áreas de trabalho: economia e emprego, energia e matérias-primas, serviços públicos e alimentação e consumo. A ideia é que sirva como ponto de partida para começar a falar sobre como construir uma proposta de país num contexto de diminuição de recursos: que saúde?, que educação?, que consumo de energia?, que modelo alimentar? Mas isso, para começar: pretendemos que este seja apenas um sinal de partida e que, a partir daí, se formem grupos de trabalho abertos para refletir e trabalhar em propostas que possamos defender de todas as frentes: políticos, sindicatos, associações, etc. E tanto com quem participa no mesmo sábado, quanto com quem adere, queremos deixar aberto um diálogo constante: se este for um espaço só para militantes da IU, teremos fracassado.

15/15\15: Imagino que um dos pontos críticos para lançar um programa de decrescimento seja como fazê-lo dentro do quadro neoliberal estabelecido pela Comissão Europeia. Você tem aliados em outros países europeus para trabalhar nessa linha? Seria possível um programa de decrescimento em um país membro de uma UE claramente orientada para o crescimento perpétuo impossível? Parafraseando a famosa preocupação de Trotsky, é possível o Decrescimento em um único país?

AG : Instituições internacionais chegaram a conclusões, como o Acordo de Paris ou o Pacto Verde Europeu, nas quais reconhecem os desafios ecológicos. Sua principal preocupação é a mudança climática e propõem metas de redução de emissões que são desejáveis, como a neutralidade das emissões líquidas até 2050. O problema é duplo. Em primeiro lugar, tudo é confiado ao desacoplamento e, em grande medida, à eficiência tecnológica. As evidências científicas sugerem que esse processo é improvável e, de qualquer forma, quando ocorre, o faz em uma taxa inferior à necessária para evitar o colapso. Segundo, porque nem mesmo esses acordos estão sendo cumpridos. A queda significativa nas emissões ocorrida em 2020 —6%— deveu-se justamente às consequências econômicas de um desastre sanitário como a pandemia. A principal virtude do decrescimento é afirmar que o objetivo é diminuir de forma organizada, planejada, compatível com os princípios e valores democráticos, e não por desastre. Justamente por tudo isso, pelo atual contexto globalizado,

EG : Eu acrescentaria que um programa de máximos, absolutamente decrescentes, não parece muito possível. Mas acho que nisso também deve prevalecer a idéia de que o melhor é inimigo do bom . Se pensarmos em criar um país decrementalista, provavelmente cairemos de cabeça na frustração, e mais ainda por estarmos imersos no quadro da União Europeia. Mas vamos caminhar, vamos explorar os limites que temos e ter consciência de que cada passo que damos deve nos aproximar do objetivo.

15/15\15: No contexto da invasão russa da Ucrânia e das suas consequências energéticas e económicas, que se somam às da pandemia, é mais fácil afirmar a necessidade de diminuir ou pelo menos ser mais resiliente através de uma maior autonomia -suficiência, por exemplo? Outro dia, o presidente Sánchez disse que não se pode depender do exterior em questões básicas para a economia ou Borrell que nossa energia não pode depender de fontes externas... por uma profunda deslocalização económica. Mas parece que ainda não são capazes de ligar os pontos, de reconhecer as profundas implicações desses objetivos ou da necessária descarbonização e economia circular. Porque os círculos não crescem, e se você usar como insira sua produção do ano anterior, você está em uma economia homeostática e o PIB não pode crescer. As rachaduras politicamente exploráveis ​​estão se abrindo para o Decrescimento e o Ecossocialismo graças a essa pedagogia das catástrofes?

AG: A Transição Ecológica foi proposta pelas instituições europeias como um mecanismo que, sobretudo, gira em torno da transição energética. Tudo bem, claro, porque tudo o que envolve avançar para toda a produção de energia com fontes renováveis ​​será uma boa ideia. Embora seja verdade que outros tipos de custos ecológicos e sociais derivados desta transição estão a ser subestimados, como a escassez de minerais necessários para a construção de painéis solares ou parques eólicos e o impacto ambiental e social que a construção destas infra-estruturas tem na o território e suas populações. É verdade que a guerra acelerou a percepção de que é importante acelerar essa transição, mas o discurso oficial está desfocado. É falado a partir de parâmetros geopolíticos, e embora em parte se sobreponha ao discurso ecológico, também implica fortes contradições. Estamos vendo isso quando os países se esforçam para adquirir energia de outras fontes de combustíveis fósseis antes de reconhecer o fundamental: devemos reduzir o consumo de energia da economia como um todo. O que vincula ambas ideias é o seguinte ponto: o rendimento energético de las fontes renováveis não será suficiente para cobrir a procuar actual (para não falar de determinados problemas logísticos) y, por fim, a única trajetória viável é a de reduzir o nível de consumo energético.

Um dos textos que aborda o chamado 'Ecossocialismo Descalço'. Livro coletivo publicado pela Icaria em 2018.
15/15\15: Seu artigo, Alberto, apela justamente ao Ecossocialismo. Mas não é incomum que quando você debate, por exemplo, com certos sindicalistas e defende o Decrescimento, eles lhe dizem: "Não, mas há outra alternativa preferível: o ecossocialismo". Parece que é sempre conveniente esclarecer de que ecossocialismo estamos falando. Porque também pode ser tecnolátrico ou descalço , para usar o termo de Riechmann. Ou uma mais voltada para o papel do Estado ou outra mais inclinada a deixar espaço para a autogestão local. Qual é o ecossocialismo que você vê a IU defendendo no curto-médio prazo?

AG: Aqui vejo duas coisas diferentes que devemos levar em conta. Em primeiro lugar, não há dúvida de que existem diferentes propostas que, como tipos ideais weberianos, condensam diferentes tradições de pensamento e que podem ser confrontadas teoricamente. Lá os rótulos, que poderiam ajudar, costumam ser um problema. Já vimos isso muitas vezes na esquerda, pois o ativista associa um rótulo a um pacote ideológico e a partir daí pré-julga a realidade. No entanto, a experiência nos diz que quando chegamos a políticas específicas, muitas vezes há muito mais concordância do que discordância. Em segundo lugar, o conflito teórico pode ser resolvido na prática e a prática sugere que a fórmula geralmente mais adequada é aquela que combina elementos de diferentes tradições. manifesto por um ecossocialismo de decrescimento assinado por Kallis e Löwy, entre outros.

EG : Na minha opinião, as propostas mistas devem ser trabalhadas. Precisamos de propostas de planejamento estatal nos setores produtivos para garantir serviços essenciais, incluindo alimentação, é claro. Ou água, energia, gestão de resíduos... mas há muitas e muito interessantes iniciativas de autogestão que, claro, são fundamentais no processo de descentralização necessário para avançar para um modelo de decrescimento.

15/15\15: Você vê o ecossocialismo do decrescimento em oposição a essa pegada do Green New Deal ou você acha que há uma certa margem de compatibilidade entre as duas propostas, tendo em mente que ele foi feito por eles formações que estão empenhadas em continuar a crescer, agora de forma verde ?

EG : Certamente podemos trabalhar em propostas comuns. É necessário diminuir? Sim, claro. Em todos os setores e toda a população igual? Bem, não, isso também é seguro.

AG : Acho que as estratégias do Green New Deal e todas aquelas que se baseiam nos pressupostos da viabilidade da dissociação propõem políticas que são necessárias. Os problemas são, para mim, dois. A primeira, que essas medidas são claramente insuficientes para corrigir o rumo no ritmo certo. A segunda, que muitas dessas propostas são, como no caso da União Europeia, através de óculos tecnocráticos que relegam as questões sociais para segundo plano.

15/15\15: Julio Anguita, que chegou a se reconhecer como defensor do Decrescimento em entrevista, disse que a austeridade deveria ser um valor a ser reivindicado pela esquerda. Mas parece difícil quando a maioria da esquerda comprou essa usurpação do termo austeridade do neoliberalismo e acabou identificando-a com a pilhagem dos assuntos públicos juntamente com os cortes nos gastos sociais. Parece claro que a luta pelas palavras faz parte da guerra cultural subjacente, e que, em última análise, é disso que se trata a diminuição… Criar (ou recriar) uma cultura que sabe viver bem com menos e que mais uma vez a deseja como horizonte social para construir juntos. Você concorda com essa avaliação?

EG : Concordo totalmente. A batalha cultural será fundamental. Não só pelo bem trazido exemplo de austeridade. É que em geral passamos décadas em que o bem viver está associado ao consumo em todas as classes sociais. E não estou me referindo ao consumo mais essencial, claro, mas às necessidades criadas: “preciso” de um celular novo (embora o meu funcione perfeitamente), “preciso” de roupas novas para esta estação, e assim por diante. O decrescimento deve ser trabalhado não a partir da negação (tudo o que não teremos), mas de uma posição empolgante: tudo o que ganharemos, o que pode ser muito.

Alberto Garzón em coletiva de imprensa após conselho de ministros em julho de 2021. Foto: Foto: Pool Moncloa/Fernando Calvo
Alberto Garzón em coletiva de imprensa após conselho de ministros em julho de 2021. Foto: Foto: Pool Moncloa/Fernando Calvo.
AG : Uma das propostas mais frutíferas de Berlinguer foi defender a noção de austeridade , muito antes de o projeto neoliberal se apropriar dessa ideia e redefini-la em um sentido que só valeria para as finanças públicas. A verdade é que caminhamos necessariamente para outro tipo de relação, em magnitude, com o ambiente natural (recursos e energia principalmente), para que a esquerda tenha que dialogar com uma cultura de austeridade. Existem linhas de trabalho como corredores de consumo ou economias pós-crescimento que são muito sugestivas. Para mim, por exemplo, a noção de estado estacionário parece extremamente útildo liberal clássico John Stuart Mill, uma vez que também o vinculou à ideia de igualdade. Ainda há muito a ser feito nessas linhas.

15/15\15: O maior perigo em tentar manter o crescimento quando já atingimos o teto como civilização é tentar mantê-lo à custa dos outros. Ou seja, se o bolo diminui e queremos que nosso pedaço continue crescendo, só há um jeito: privar os outros de sua parte, ou seja, da “barbárie” de que fala o artigo de Alberto, em um neo- chave colonial. Essa é a chave para entender a luta de classes e a geopolítica a partir de agora?

AG: Na verdade, é por isso que eu levei essa mesma ideia para o título. Muitas pessoas acreditam que o colapso ecológico é algo como filmes pós-apocalípticos onde a sociedade desmorona completamente. É improvável que isso aconteça. Sem dúvida, a civilização como a conhecemos pode entrar em colapso e podemos entrar em uma terra desconhecida de conflitos sociais e políticos de diferentes escalas. Mas se passarmos por esses cenários, o mais provável é que presenciemos um fechamento social weberiano, ou seja, a elevação das barreiras de entrada das oligarquias para o restante da população. Em outras palavras, estaríamos diante de um aumento desproporcional da desigualdade no acesso a recursos, energia e serviços e, portanto, às condições materiais de vida. Ou seja, em suma, ecofascismo: formas de civilização em que o direito à vida e suas características se distribuem de forma assimétrica. Este é o grau extremo do que já estamos vivenciando com as políticas de imigração nas fronteiras da UE, por exemplo.

EG : Essa é uma das chaves. Se há algo que a esquerda entende e reivindica, é a luta de classes. A luta atual por recursos não é nem mais nem menos do que a luta de classes clássica. Só que agora é mais dramático e definitivo. Bem, é disso que estamos falando quando dizemos que temos que diminuir: porque essa diminuição deve necessariamente implicar em planejamento e redistribuição. E, claro, altas doses de internacionalismo para combater aquele olhar de "sou gostosa...".

15/15\15: Falando em luta de classes, a questão do trabalho, entendido como emprego, é fundamental para combinar o Decrescimento e as políticas de esquerda. Você costuma falar sobre Trabalho Garantido. Ecologistas em Ação defendem uma distribuição radical do tempo de trabalho, como outros em Ecologismo Social e Decrescimento, e há também a proposta da Renda Básica Universal, talvez como alternativa ou complemento de tudo isso. Mas não é hora também de começar a considerar novas velhas fórmulas que não passam pelo trabalho , que ainda é uma construção social nascida do capitalismo e da industrialização, e que têm a ver com o trabalho ?comunidade, cuidado e cuidado com a terra? Há reflexões na IU sobre um futuro além do trabalho como único modo de vida?

AG : É importante entender que as inúmeras melhorias de vida dos últimos duzentos anos, embora desigualmente distribuídas, encontram sua fonte na melhoria da produtividade do trabalho. Essa produtividade do trabalho cresceu impulsionada pela tecnologia, que por sua vez depende de combustíveis fósseis. A fragilidade do atual modelo de crescimento encontra aí um ponto central. Enquanto tivermos de desescalar nosso nível de atividade econômica em geral, e de intensidade material e energética em particular, o lógico é que a produtividade do trabalho seja reduzida. A produtividade do trabalho é uma razão entre a produção (medida em valor monetário) e o trabalho (medido em horas ou pessoas). Se, por outro lado, considerarmos uma definição ampla de trabalho —e que inclua o trabalho assistencial e todos os serviços não valorizados pelo mercado— temos que aceitar que para uma sociedade funcionar é preciso trabalhar. Em qualquer sociedade, e como tem acontecido historicamente, é preciso produzir para se alimentar, é preciso manter os serviços e bens públicos estabelecidos que são fundamentais para a satisfação das necessidades básicas (leia-se saúde, educação...), etc. Quer dizer, você tem que trabalhar. O que temos a falar é como esse trabalho é distribuído e quais são os consumos de energia e recursos que serão produzidos com cada configuração social. Se avançarmos para atividades menos intensivas em consumo de energia e materiais e ao mesmo tempo reduzirmos as horas de trabalho e/ou aumentarmos a população ativa, é provável que assistamos a uma redução da produtividade do trabalho. Mas a partir do momento que Trabalho Garantido não significa "trabalho obrigatório" e que Renda Básica Universal não significa "você não trabalha", acredito que um diálogo sincero entre as duas propostas é perfeitamente possível.

Eva García Sempere durante um debate na festa do PCE, 2019.
Eva García Sempere durante debate na festa do PCE, 2019. Foto: PCE.
15/15\15: E, finalmente, o que o economista ecológico Tim Jackson sugere a você quando diz que a prosperidade do Ocidente precisa configurar uma vida muito mais austera e que os governos são incapazes de formular um programa de decrescimento sem perder as eleições contra o engano de rivais que prometem evitar o desastre e continuar a crescer?

EG : Esse é um dos meus medos, admito. Quando falam que o importante é o que fazemos (coisas materiais) e não o que dizemos (a batalha cultural), perdemos de vista o fato de que sem vencer na rua, sem que as pessoas entendam por que e com que propósito propomos isso ou essa medida, estamos mortos. Se não formos capazes de explicar que o decrescimento não é contra a classe trabalhadora e a classe trabalhadora entende assim, vamos jogá-los nos braços do rival, e o rival atual é muito assustador. Por isso é tão urgente que organizações, partidos, sindicatos... se envolvam nesse processo.

AG : Talvez sua pergunta condense muito do que falamos nesta entrevista: a batalha cultural e como o fetiche do crescimento está profundamente enraizado na mente dos cidadãos. No entanto, há razões para esperança. Deve-se ter em mente que a realidade indica que não só com mais crescimento econômico não há mais felicidade ( paradoxo de Easterlin ), mas que em muitos casos essa dinâmica leva ao crescimento de problemas mentais nas sociedades modernas (estresse, ansiedade, depressão. . ). Fenómenos como a Grande Renúnica nos Estados Unidos, ou a crescente aceitação da redução da jornada de trabalho entre partes da sociedade ocidental, apontam para importantes rachaduras no senso comum. Nesse sentido, acredito que uma articulação de propostas voltadas para o Bem Viver tem a possibilidade de aceitação geral.

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