quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Nzambi Matee, a queniana que transforma plástico em tijolos de construção

A empresa desta jovem recicla cerca de 500 quilos de plástico todos os dias para resolver o problema de poluição de lixo plástico no Quénia e, ao mesmo tempo, ajudar a resolver o problema de moradias inadequadas do país.


Nzambi Matee é uma jovem natural do Quénia que teve a brilhante ideia de reciclar o excesso de lixo plástico em material de construção. A Gjenge Makers é a empresa fundada por esta jovem ambiciosa e criativa.

Tudo começou em 2017, depois de Nzambi ter deixado o emprego de analista de dados e começado a testar diferentes materiais de pavimentação feitos de plástico e areia no quintal da casa da sua mãe.

Nzambi investiu todas as economias neste projeto e valeu mesmo a pena, porque acabou por ganhar uma bolsa para integrar um programa de empreendedorismo social nos Estados Unidos.

Durante a estadia nos EUA, Nzambi aprimorou a técnica dos produtos nos laboratórios da University of Colorado Boulder, onde também desenvolveu toda a maquinaria necessária para produzir os tijolos plásticos.

Atualmente, a Gjenge Makers produz todos os dias 1.500 pavimentadoras de plástico de diferentes formas e cores, não sendo apenas resistentes, mas também baratas.

Nzambi chegou a trabalhar como engenheira na indústria de petróleo do Quénia e foi aqui que se inspirou para realizar um projeto sustentável depois de encontrar repetidamente sacos plásticos nas ruas de Nairóbi.


A empresa recicla cerca de 500 quilos de plástico todos os dias para resolver o problema de poluição de lixo plástico no Quénia e, ao mesmo tempo, ajudar a resolver o problema de moradias inadequadas do país.

Os paralelepípedos da Gjenge Makers serviram para cobrir, recentemente, as estradas nas imediações do Centro de Treino de Mukuru, localizado na favela Mukuru Kyaba, na capital Nairóbi.

Até hoje, a empresa já reciclou cerca de 20 toneladas de resíduos plásticos e querem reciclar 50 em 2021.

Saber mais

Biografia
Nzambi Matee

Sem comentários: