quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Vive num condomínio com garagem partilhada? A mobilidade elétrica já é para si

                                    




A instalação de uma solução de carregamento de veículos elétricos e híbridos plug-in em condomínios com garagem partilhada ou outros parques pode ser desafiante. Mas há soluções inovadoras e inteligentes que facilitam a tarefa. Saiba mais neste artigo



Não há como ignorar. Para salvar o planeta das consequências das alterações climáticas, é necessária uma redução de 55% das emissões até 2030 (em comparação com 1990). O setor dos transportes contribui com cerca de 25% das emissões de CO2, por isso, a boa notícia é que os veículos elétricos estão entre as melhores soluções de mobilidade urbana para ajudar o mundo a atingir a ambicionada neutralidade carbónica até 2050.

PORTUGAL NA LINHA DA FRENTE

Os veículos eléctricos (VE) não têm motor a combustão e, por isso, produzem zero emissões enquanto andam. São alimentados por qualquer tipo de electricidade, mas no caso da energia consumida pelos clientes da EDP Comercial, em casa ou com o cartão mobilidade elétrica EDP, a eletricidade é 100% verde.

Portugal é um dos países com maior quota de mercado de VE a nível europeu. De acordo com a UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), desde o início deste ano até agosto, 16,5% de todos os novos veículos ligeiros de passageiros vendidos foram elétricos, com as vendas a crescer 63,5% relativamente ao período homólogo. Isto coloca-nos no top 10 dos países que mais vendem este tipo de automóveis na Europa.

É, por isso, um mercado em expansão a cujas necessidades as redes privadas e pública de abastecimento elétrico têm de dar resposta, até para abrir caminho à sua massificação.

Goncalo Villaverde

MAIORIA CARREGA EM CASA OU NO TRABALHO

Quem o diz é a Federação Europeia para os Transportes e o Ambiente (T&E). Segundo dados recolhidos por esta entidade internacional, 75% dos carregamentos de veículos elétricos acontece em casa ou no trabalho.

Se considerarmos que 40% dos cidadãos da União Europeia vive em apartamentos (dados da Associação das Empresas Elétricas Europeias, Eurelectric), a existência de soluções de carregamento à medida de cada tipo de utilização torna-se um imperativo.

Porque não, então, fazer da garagem ou outro parque partilhado do condomínio um ponto de carregamento de veículos eléctricos? O mercado oferece já um conjunto de soluções inteligentes e inovadoras que tornam essa ambição realidade.

MAXIMIZAR A UTILIZAÇÃO DA REDE

Para instalar eficazmente uma solução de carregamento no condomínio, há vários fatores a ter em conta. O primeiro passa por informar a gestão do edifício dessa intenção. Depois, cada situação deve ser avaliada em função da instalação elétrica existente no local partilhado e de eventuais obras de adaptação da infraestrutura elétrica, se necessárias.

Em caso de dúvidas, aconselhe-se junto de quem sabe. A EDP Comercial disponibiliza um serviço de consultoria personalizada.

Por fim, resta escolher o carregador que mais se adapta às suas necessidades.

INOVAÇÃO COM OU SEM EXPERIÊNCIA DIGITAL

Se procura carregadores fáceis de instalar e de usar, ideais para veículos 100% elétricos ou híbridos plug-in, não precisa de ir mais longe. Os Premium Chargers EDP são tão inovadores que podem ser conectados em tempo real a uma app móvel para uma experiência digital que facilita a vida e gera poupanças. É o que explicamos já a seguir.

Os carregadores Premium Charger EDP

Solução simples e segura, o Premium Charger EDP é indicado para clientes que desejem carregar o seu VE no condomínio. Estes versáteis carregadores carregam carros 100% elétricos ou veículos híbridos plug-in que podem estar ligados ao quadro comum do condomínio e permite carregar 100 km de autonomia entre 40 minutos a 4 horas, podendo ser utilizados em instalações elétricas monofásicas (3,7 kW ou 7,4 kW) ou trifásicas (11 kW ou 22 kW).

Goncalo Villaverde

O seu Premium Charger EDP à app EDP EV.Charge

A app EDP EV.Charge, uma interface digital disponível para iOS e Android, inclui o acesso a duas plataformas distintas: uma para o condutor do veículo (condómino) e outra para o gestor de condomínio. Vejamos o que ambos podem fazer com esta ferramenta móvel. A plataforma gestor de condomínio é em versão desktop. A app é para o condomínio.

Condómino. Além de poder carregar o veículo elétrico com o seu telemóvel, a EDP EV.Charge permite agendar as horas de carregamento para aproveitar os períodos em que a energia é mais barata (no caso de tarifários bi ou tri-horários), monitorizar os consumos para saber quanto está a gastar, de forma automática e transparente. Para isso, basta carregar uma wallet virtual com o seu cartão de crédito, multibanco ou MBWay. Fácil e intuitiva.

Gestor de condomínio. Tem acesso a uma área privada do portal EDP EV.Charge, que lhe oferece uma visão integrada de todos os condóminos com carregadores associados e respetivos consumos. Pode, ainda, definir os tarifários de energia do condomínio, permitindo o acerto de contas automático e imediato com os condóminos após cada sessão de carregamento. O valor acumulado na wallet pode ser transferido para o IBAN do condomínio em qualquer altura.

Entretanto, a EDP Comercial está a desenvolver soluções de carregamento inteligente e ainda mais personalizadas. Em breve vai lançar o conceito “Smart Charging” ou carregamento inteligente, um instrumento que ajuda a gerir a infraestrutura elétrica elétrica actual, reduzindo a necessidade de investir em aumentos de potência. Smart Charging traduz-se na capacidade de fazer uma distribuição inteligente da potência disponível para todos os carregadores em funcionamento e outros equipamentos elétricos de uso comum do condomínio ligados ao quadro elétrico, num dado instante. Desta forma, será possível garantir que um maior número de condóminos pode carregar o seu VE em simultâneo, sem que a potência máxima disponível para o condomínio seja ultrapassada.

Sem comentários: