Estudo : Unveiling the Plurality of Visions for the Ecological Transition in Europe
O estudo, da autoria de Fátima Alves, Diogo Guedes Vidal e Helena Freitas, contribui para o debate europeu sobre a transição ecológica, evidenciando a sua complexidade sociopolítica. Enquanto o discurso dominante tende a apresentá-la como um processo técnico, linear e universal, esta investigação – baseada em 45 entrevistas em cinco países europeus – revela a existência de múltiplas visões em disputa, moldadas por culturas políticas, desigualdades territoriais, modelos de bem-estar e diferentes formas de relação com a natureza. A partir de um trabalho de campo qualitativo e transnacional, destacam-se os seguintes pontos:
👉 A ideia de que bastam mudanças individuais é contestada: a ação ecológica é profundamente condicionada por estruturas sociais, económicas e institucionais.
👉 Defendem-se políticas públicas que enfrentem desigualdades, promovam uma educação transformadora e aprofundem a participação cidadã.
👉 Teoricamente, cruzam-se a teoria crítica, os estudos de futuros e as transições sociotécnicas para propor alternativas mais justas e democráticas.
Mais do que um diagnóstico, propõe-se como um contributo para uma reinvenção democrática da transição ecológica, num momento em que se torna urgente construir futuros mais justos, plurais, empáticos e inclusivos para a Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário