quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Bases agroecológicas, Masterclass com Miguel A. Altieri


A agroecologia é uma ciência que estuda os princípios em que se deve basear o desenho de uma agricultura sustentável; ou seja, uma agricultura ecologicamente correta, diversificada e que rompa a monocultura para que não dependa de outros agrotóxicos externos caros e ecologicamente perigosos.

Mas a construção dessa nova agricultura busca também a viabilidade econômica e a justiça social. Por isso, esta reunião aborda como deve ser complementada com políticas agrícolas que busquem a segurança alimentar, a conservação dos recursos naturais e a eliminação da pobreza rural; o que se chama de agricultura sustentável.

Miguel A. Altieri, Universidade de Berkeley (Califórnia). Ph.D. em Entomologia pela Universidade da Flórida em 1979. Altieri se concentrou no uso de conceitos ecológicos como base para a compreensão dos princípios de funcionamento dos agroecossistemas. Seu trabalho contribuiu para promover o surgimento da agroecologia como uma disciplina que desenvolve os princípios ecológicos básicos para estudar, projetar e gerenciar agroecossistemas sustentáveis, ou seja, sistemas agrícolas que são simultaneamente produtivos, conservam seus recursos naturais e são consistentes com seu contexto cultural, socialmente justo e economicamente viável. Seu principal tema de pesquisa tem se concentrado no estudo do papel da biodiversidade no manejo de agroecossistemas estáveis ​​contra pragas.

Este encontro levanta como a agricultura sustentável  deve ser ecologicamente correta e, além disso, buscar a viabilidade económica e a justiça social.

Este ciclo é possível graças à colaboração de La Casa Encendida com a Cátedra Antonio Bello de Agroecologia da Universidade de La Laguna, o Instituto Canário de Pesquisa Agropecuária (ICIA) e a Fundação Instituto de Agricultura Ecológica e Sustentável (FIAES).

Sem comentários: