Durante anos, opus-me à instalação de parques eólicos na Peneda-Gerês. Não por rejeitar a energia do vento, mas porque cada coisa tem o seu lugar. E ali, na vastidão da serra da Peneda, não é esse o sítio certo.
Nas Terras de Arcos de Valdevez é a casa de 2 a 3 alcateias que tem permanecido estáveis e com reprodução confirmada e regular nas últimas décadas, alcateias que são fulcrais para a manutenção da população lobeira na região, bem como para a reexpansão da espécie nas áreas circundantes e em Portugal.
Integrada na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés e na Rede Natura , esta serra guarda um património natural e cultural de valor incalculável — brandas antiquíssimas, pastagens de altitude construídas pelo homem, vestígios glaciares que contam histórias antigas, a mais resguardada alcateia da região, águias-reais, grifos e muito mais.
Se achas que este tipo de intervenção não devia acontecer aqui, por favor ASSINA e Partilha a PETIÇÃO.
Há meses conseguiu-se impedir uma central solar na Paradela. Claro que nesse caso o próprio Plano de Ordenamento foi determinante. Mas se não tivesse existido oposição escrita nos sítios próprios a central tinha passado. Neste caso é importante verificar por onde vão passar os corredores com os postes de alta tensão. Podem ajudar a chumbar o projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário