quinta-feira, 24 de abril de 2025

Um duplo disparate


Um duplo disparate. Primeiro, porque o Luto Nacional deveria ter sido marcado para os dias de 26 (data do funeral do Papa) a 28, por mais que isso prejudicasse as agendas de suas excelências que irão viajar até Itália. Em segundo porque: Eh pá! Tony Carreira!?! Fonte

Nem em Itália:
"O Governo italiano declarou cinco dias de luto nacional pela morte do Papa, a partir desta terça-feira e até sábado, dia do funeral de Francisco. (...)
O período de luto vai coincidir, na sexta-feira com as comemorações do 25 de Abril, dia em que Itália comemora o fim da ditadura fascista e o início da libertação do país da ocupação nazi, cujo 80.º aniversário se assinala este ano.

Para o porta-voz do Livre, a decisão revela "uma singular falta de respeito pela democracia e pelo 25 de Abril", sobretudo no ano em que se assinalam os 50 anos das primeiras eleições livres em Portugal.

Rui Tavares considerou ainda que o adiamento das celebrações da Revolução dos Cravos desrespeita o próprio Papa Francisco que - recordou - "foi cidadão de um país que viveu em ditadura, (...) alguém que saberia do papel pioneiro do 25 de Abril". Fonte

2 comentários:

Manuel M Pinto disse...

"Governo tentou apagar o 25 de Abril, mas o povo vai estar na rua"
Consulte o artigo completo em:
https://www.abrilabril.pt/nacional/governo-tentou-apagar-o-25-de-abril-mas-o-povo-vai-estar-na-rua 
"... Mas o argumento do Governo não colhe. Em declarações à Antena 1, esta manhã, a historiadora Maria Inácia Rezola disse não perceber como é que uma coisa pode chocar com a outra. «As duas coisas não se chocam. Eu penso que até há, podemos dizer, muitas ideias, muitas mensagens, muitos valores que Abril nos trouxe e que o Papa Francisco acentuava sistematicamente», disse a comissária das comemorações oficiais do quinquagésimo aniversário do 25 de Abril, dando como exemplo a preocupação com os desprotegidos e com as injustiças.""Face à polémica que se instalou, o Governo sentiu necessidade de vir esclarecer, esta quinta-feira, que o decreto não impõe quaisquer restrições à celebração do 25 de Abril por entidades públicas ou privadas, apesar de algumas autarquias se terem antecipado no cancelamento das comemorações. Em rigor, os dias de luto nacional não obrigam ao cancelamento de festividades e cerimónias, e elas vão acontecer, a partir desta quinta-feira, para comemorar 51 anos da Revolução dos Cravos e 50 das eleições para a Assembleia Constituinte.No lisboeta bairro de Benfica, o Palácio Baldaya acolhe um concerto gratuito de Jorge Palma, a partir das 21h desta quinta-feira. A Câmara de Lisboa absteve-se de programar iniciativas culturais para esta noite, mas, na Margem Sul, Sérgio Godinho vai estar com A Garota Não, às 21h30, no Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal, seguindo-se um concerto de Ivandro. Do outro lado do estuário, Tony Carreira vai estar no Recinto das Festas do Barreiro, a partir das 22h."

Manuel M Pinto disse...

as palavras são armas: "Bella coincidência"

http://aspalavrassaoarmas.blogspot.com/2025/04/bella-coincidencia.html

Staffetta partigiana-80° - Gio

"Amanhã, para nós [italianos], comemoram-se os 80 anos da libertação da Itália do fascismo, para vocês os cravos, para nós as papoulas que lembram os imensos prados percorridos pelas partigiane, muitas mulheres, que combateram nas montanhas pela nossa liberdade."

Qui (itália) April 24, 2025