terça-feira, 7 de setembro de 2010

Arn Naess [1912-2009] e Bill Devall [1938-2009] In Memoriam

Segue um excelente registo videográfico dos fundadores do Movimento da Ecologia Profunda e uma pequena bio de Bill Devan.







Arne Naess
Enviado por rerunproducties. - Videos Independentes

Portrait of the Norwegian philosopher Arne Naess and the Deep Ecology Movement. Made in 1997 by Rerun Productions, The Netherlands. Shot on location in Naess's hut Tvergastein on the Hardangervidda mountain plateau, and in Berkeley, USA. With Bill Devall, Vandana Shiva, George Sessions, Helena Norberg-Hodge, and Harold Glasser
Fonte: Arcata Zen Group
Faleceu em 26 de Junho do ano passado, Bill Devall o co-autor do livro "Ecologia Profunda: dar prioridade à natureza na nossa vida" (título da edição portuguesa, de 2004; no original, Deep Ecology: living as if nature mattered, 1985), sendo o outro autor George Sessions. Bill Devall foi um dos marcos do movimento da Deep Ecology, daí a sua relevância em termos globais.

A morte surgiu na sequência de uma operação de coração aberto. A sua última aparição em público foi provavelmente em Setembro 2008 na conferência da Society for the
Human Ecology na Western Washington University em Bellingham.

Nasceu em
Kansas City, Kansas, em 2 de Dezembro de 1938, licenciou-se na Universidade de Kansas e doutorou-se na Universidade de Oregon. Ensinou na Universidade de Alberta por um período curto e foi muitos anos docente em sociologia na Humboldt University (Califórnia do Nnorte). 


Além do livro já citado, que foi o seu primeiro, escreveu ainda:

- Simple in Means and Rich in Ends, 1988


- Living Richly in an Age of Limits, 1993


Activista, foi um dos fundadores do North Coast Enviornmental Center
com sede em Arcata, agiu a favor da reciclagem e da proteção das praias, florestas e espécies em perigo a nível local; a nível nacional dos EUA, destacou-se na luta pela proteção das florestas antigas do Pacífico Noroeste.

Foi praticante de Budismo Zen, tendo ajudado a fundar a comunidade Zen local.


Editou numerosos artigos, e compilou o livro Clearcut: The Tragedy of
Industrial Forestry, tendo sido co-compilador de numerosos livros e artigos de Arne Naess, o filósofo norueguês inspirador do movimento
da ecologia profunda, entre os quais Selected Works of Arne Naess, 2005, e, com Alan Drengson, da antologia Ecology of Wisdom: Writings by Arne Naess, 2008.

Baseado numa nota do número do Outono 2009 da revista
Environmental Ethics.

Sem comentários: