Não há como ir ao IKEA para destruir florestas
Durante dois anos, a Disclose investigou o ogre sueco e o seu sistema de predação de madeira em todo o mundo. Apesar dos seus compromissos com a gestão florestal sustentável, a Ikea é, acima de tudo, uma defensora do greenwashing. Este documentário de 50 minutos mostra que uma árvore a cada dois segundos. Esta é a quantidade de madeira que a Ikea utiliza todos os anos para fabricar os seus móveis, que são vendidos a preços baixos em mais de 60 países. Nos últimos anos, a empresa sueca intensificou o seu compromisso com a gestão florestal sustentável. Mas qual é a realidade?
A cada 5 segundos, uma estante BILLY é vendida. Mas os números surpreendentes da marca sueca têm um custo: dependem da exploração descontrolada da madeira e do trabalho humano.
Para o Disclose, os cineastas Marianne Kerfriden e Xavier Deleu traçaram a cadeia de fornecimento da multinacional. A sua investigação levou-os da Suécia à Nova Zelândia, passando pelo Brasil e pela Polónia, para se reunirem com especialistas da indústria madeireira, activistas e cidadãos empenhados em proteger as suas florestas. Este documentário lança uma nova luz sobre o apetite insaciável do ogre da floresta.
Sem comentários:
Enviar um comentário