sábado, 20 de abril de 2024

As virtudes do dente-de-leão (Taraxacum officinale)


Olá eu sou o Dente de Leão
Quando você me vir, lembre-se que eu sou o único que quer e pode crescer naquele lugar específico.
Isto é porque:
  1. Ou o solo está muito compacto / duro / passado e quero soltá-lo com as minhas raízes.
  2. Ou há muito pouco cálcio no solo. Não se preocupe, vou enchê-lo com a morte das minhas folhas.
  3. Ou o solo é muito ácido, mas vou melhorar isso para você se me der uma hipótese.
  4. Ou uma mistura de todas as opções acima.
Estou aqui porque a sua terra precisa da minha ajuda, então é melhor me deixar crescer sem me incomodar! Quando tudo estiver consertado, irei desaparecer novamente - eu prometo!
Tentando me remover prematuramente com meu root? Não importa o quão meticuloso você seja, voltarei 2 vezes mais forte! Somente até que sua terra melhore.
Você pode até ver crescendo em que estágio está minha ajuda. Se os meus lençóis estão planos no chão, então estou longe de terminar meu negócio, mas se todos eles se levantarem, então estou quase terminando.
Eu sou uma das primeiras flores da primavera, então vou anunciar a primavera / verão para você.
Durante o dia, quando está calor, abro minhas flores, mas à tarde, quando está frio, fecho-as novamente rapidamente. Na verdade, se não estiver quente o suficiente durante o dia, não vou abri-los de jeito nenhum!
Minhas flores são o primeiro alimento para os insetos após a hibernação e, ao contrário da maioria das outras plantas, tenho pólen e néctar. E sou generoso com eles pelas abelhas.
Aliás, minhas flores são realmente deliciosas para você, sabia? Ele costumava-me chamar de mel (ou ouro) dos pobres, porque as minhas flores são muito doces. A Internet está cheia de receitas - veja-as.
Mas espere até o final de maio ou depois antes de começar a me cortar e mesmo assim, não corte toda a planta. A biodiversidade e as abelhas ficarão muito gratas!
E finalmente, quando você me vir e em vez de pétalas amarelas, eu tiver um balão de dente-de-leão com penugem, assopre forte e faça um pedido: vou tentar realizar!
De Seu Bom Amigo Dente de Leão.

Sem comentários: