terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Primeiro Instituto Macrobiótico do país vai fechar


Esta terça-feira, 25 de janeiro, foi anunciado o encerramento do Instituto Macrobiótico de Portugal, que conta com mais de 40 anos de atividade. Nas redes sociais, Geninha Horta Varatojo – que fundou o Instituto ao lado do marido, Francisco, falecido em 2017 – atribuiu o fecho de portas às dificuldades financeiras trazidas pela pandemia e deixou uma mensagem de esperança.

Leia o comunicado:

“Como criar uma forma de vida mais saudável, harmoniosa e sustentável. Esse é o legado do Instituto Macrobiótico de Portugal. Depois de mais de 40 anos de actividade, o Instituto Macrobiótico de Portugal informa que irá encerrar. A nossa cozinha e loja encerram já no final do mês de Fevereiro mas as nossas aulas irão prosseguir até ao mês de Julho.

As dificuldades financeiras acentuadas nestes últimos três anos de pandemia ditaram o fim de um projecto de vida. Continuará, no entanto, temos essa convicção, através dos imensos alunos, professores, assistentes e demais interessados em promover uma Vida mais feliz para nós e para o Planeta. Foram muitos anos dedicados a esta Grande Vida, que alia tradições milenares aos conhecimentos mais modernos.

Quatro décadas a promover saúde e desenvolvimento pessoal, social e ambiental. A longa jornada do Instituto, iniciada por Francisco Varatojo, pode ter chegado ao fim mas continua em cada um dos que, um dia, cruzaram as portas do Instituto nas mais variadas actividades promovidas. Foram inúmeras aulas, palestras, workshops, formações, showcookings, consultas, terapias, retiros e até festivais.

O fim de um ciclo dita sempre o início de outro. Para nós e para os milhares que cruzaram o nosso caminho, foi uma caminhada com desafios, mas gratificante e cheia de sentido. A todos os alunos, professores, curiosos e interessados que, de alguma forma, nos procuraram, o meu muito obrigada.“

Por fim, Geninha esclareceu: “Até ao mês de Julho estamos com a escola a funcionar normalmente, com todos os cursos que já estão a decorrer e com muitos novos que estão ainda por vir. Continuarão a receber as nossas novidades. Obrigado por continuarem por aí!”.

Saber mais:

Sem comentários: