segunda-feira, 7 de maio de 2018

Eduard Punset: Breve biografia de um comunicador de media científica


Nos últimos anos, Eduard Punset tem sido uma das vozes de divulgação científica mais ouvidas, respeitadas e aclamadas nos meios de comunicação espanhóis. No entanto, este homem não é realmente um cientista ou algo parecido. Na verdade, foi político durante a ditadura franquista e é formado em Direito e Economia. Curioso, certo?

O que aconteceu para um político e advogado se tornar uma das vozes mais respeitadas na divulgação científica ao longo do tempo? Pois bem, uma extensa carreira que levou Punset da sua cidade natal, Barcelona, ​​​​à criação de um dos programas mais lendários da televisão espanhola, denominado ' Redes ', transmitido pela La 2 .

Punset era filho de um médico rural que trabalhava em Tarragona. Porém, o jovem logo demonstrou as suas preocupações, e viajou para Los Angeles para estudar na North Hollywood High School .

Depois, retornará à Espanha para estudar Direito na Universidade Complutense de Madrid , e começará a servir no Partido Comunista. Obviamente, acabou exilando-se em Londres, onde estudou Ciências Económicas na Universidade de Londres, e mais tarde estudaria também na École Pratique des Hautes Études de Paris.

O que aconteceu para esse homem acabar se dedicando à ciência? Os seus primeiros empregos foram como editor económico na BBC , director económico do ' The Economist ' e economista no FMI .

Além disso, após a morte de Franco, Punset regressou a Espanha para ingressar na UCD de Adolfo Suárez , com quem se tornou deputado ao Parlamento espanhol, e esteve presente em diversas instituições durante os anos 80 e início dos anos 90 em partidos como o CDS e a Convergência. eu Unió .

Eduard Punset e a divulgação científica
No entanto, o interesse de Punset pelas novas tecnologias, após o fracasso do partido político Foro em 1995, a sua última tentativa institucional, levou-o a aceitar em 1996 um programa que mudaria a sua vida e a de muitos espanhóis, o 'Redes'.

Há quase uma década, com um tom descontraído e compreensível, com o seu cabelo distraído de sábio e o seu tom de voz único, Punset traz aos espanhóis as ideias e teorias de grandes cientistas a nível mundial, como Roger Penrose ou Jane Goddall, entre muitos outros . .

Curiosamente, foram a voz e a aparência de Punset que chamaram a atenção dos comediantes. Quando metade da Espanha ria das imitações deste divulgador, a outra metade se aproximava timidamente do mundo da ciência através de suas interessantes entrevistas em inglês que ele mesmo apelidou.

Mais tarde, Eduard Punset começaria a publicar livros informativos que, finalmente, se aproximavam cada vez mais do mundo da autoajuda do que da ciência. No entanto, ninguém pode negar que foi um dos grandes comunicadores científicos espanhóis. Curiosamente, sem qualquer tipo de formação oficial nessas áreas.

Sem comentários: