quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Cavaco Silva e Nelson Mandela


Fez em 5 de Dezembro, 10 anos do falecimento de Nelson Mandela, vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1993 e pai da moderna nação sul-africana. 
Quero relembrar como a direita e pessoas com mentalidade de direita são geralmente conservadoras, imperialistas/ escravagistas e racistas.
Estávamos em 1987, e o mundo pressionava a África do Sul para libertar Nelson Mandela. Um homem que o Departamento de Estado norte-americano considerava "terrorista" e que Portugal não via com especial simpatia. Por essa altura, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, com 129 votos a favor, uma resolução de solidariedade com a luta do ANC e dos sul-africanos, que incluía um apelo para a libertação incondicional de Mandela. Alguns, poucos, países estragaram a festa, faltando com o seu voto. Um deles foi os Estados Unidos, então presididos por Ronald Reagan. Outro foi o Reino Unido, que tinha ao leme a amante da democracia e da liberdade, Margaret Thatcher. E o outro foi Portugal, que tinha como primeiro-ministro o mesmíssimo Cavaco Silva que hoje se comove com as "verdadeiras lições de humanidade" do homem que, por pressão internacional, saiu, sem rancor, de 20 anos de cativeiro sem a ajuda de quem hoje tanto celebra o seu legado.

Sem comentários: