sábado, 22 de abril de 2023

Feliz Dia Mundial da Terra

Earth Day 2023

Rosmaninho, a mais alegre das alfazemas
Comecemos por usar as palavras certas e deixar de chamar lavandas às alfazemas, porque é este o autêntico nome português desta família de plantas (apesar da sua nomenclatura científica ser Lavandulas). Vamos também deixar de chamar rosmaninho ao alecrim, superando outra confusão causada pelo nome científico. É que ser o alecrim designado por Rosmarinus officinalis – e ser “romero” em espanhol, “romarin” em francês e ”rosmarino” em italiano – causa frequentes erros de tradução.

O rosmaninho (Lavandula stoechas) é uma das várias espécies e variedades de alfazemas espontâneas no nosso território. Planta alegre e garrida, enche de tons de roxo o horizonte.

Arbusto perene, de folhas cinzentas e persistentes, muito resistente a condições climáticas extremas. A floração ocorre entre o fim da primavera e o verão. A cor das flores é normalmente lilás (ou azulada), podendo ser também branca ou rosa. É excelente como planta ornamental de exterior.

Prefere solos neutros, toleram geadas e mesmo nevões não muito prolongados. Deve ser colocada num local bem exposto ao sol, pois em locais sombrios terá crescimento e floração pobres e tempo de vida reduzido.

Planta muito útil em termos medicinais: ação antiespasmódica e anticancerígenas. Utilizado para dificuldades no sono, problemas de circulação, prevenção de doenças degenerativas e tratamento de enxaqueca.

Cosmética: utilizado no fabrico de sabonetes devido à sua ação bactericida, cicatrizante e hidratante.

Por vezes são empregues em culinária na aromatização de carnes e na curtimenta das azeitonas de conserva.

Bibliografia

ARAGÃO,M.J., Plantas e Algas Medicinais de A a Z. 2009. 198
CASTRO, F. L., Cultura de Plantas Aromáticas e Medicinais. 1995. 115
HAWKEY, S., Plantas Medicinais. 2004. 64
RAUSCH, A.; LOTZ, B., Ervas Aromáticas de A-Z. 2005. 298
PODLECH, D., Herbs and Healing Plants: of Britain & Europe. 1994. 249
PODLECH, D.; LIPPERT, W., Wild Flowers: of Britain & Europe. 1994. 252
ULLMANN, H. F., Botanicas’s Pocket: Gardening Encyclopedia. 2007. 1008

Sites

Sem comentários: