terça-feira, 24 de novembro de 2020

A exposição pré-natal aos PFAS

Substâncias per‐ e polifluoroalquílicas PFAS são compostos organohalogenados, geralmente hidrofóbicos e lipofóbicos, amplamente utilizados em aplicações domésticas e industriais, tais como revestimentos resistentes à água e a manchas.

PFAS são poluentes generalizados e persistentes que demonstraram ter efeitos hepatotóxicos em modelos animais.

Stratakis et al. avaliaram como a exposição pré-natal ao PFAS se associa com biomarcadores séricos de lesão hepática e alterações no metaboloma sérico em crianças.

Dados de 1.105 mães e seus filhos da corte European Human Early ‐ Life Exposome foram avaliados.

As concentrações de perfluorooctano sulfonato, perfluorooctanoato, perfluorononanoato, perfluorohexano sulfonato e perfluoroundecanoato foram medidas no sangue materno. As concentrações de alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase e gama‐glutamiltransferase foram dosadas no soro infantil.

Usando a regressão da máquina de kernel Bayesiana, descobriu-se que a maior exposição a PFAS durante a gravidez foi associada a níveis mais elevados de enzimas hepáticas em crianças.
Encontraram perturbações significativas no metabolismo de aminoácidos e glicerofosfolipídios associados com PFAS pré-natal.

Conclusões: A exposição ao desenvolvimento de PFAS pode contribuir para lesão hepática pediátrica

Sem comentários: