terça-feira, 25 de julho de 2017

As árvores enviam sinais de socorro para as aves quando os insectos as atacam

Os pássaros podem cheirar  uma árvore que está infectada por insectos por diferenças de compostos químicos emitidos pelas plantas. Um benefício mútuo para ambos!


Uma investigação da Estação Experimental de  Zonas Áridas demonstrou pela primeira vez que um pássaro, o  chapim-real (Parus major),  cheira quando uma árvore está infestada por lagartas. Estas aves são capazes de identificar quais as plantas que estão infectadas com insetos devido a algumas pistas  olfactivas que as árvores libertam.

Pesquisadores da Estação Experimental de Zonas Áridas (EEZA-CSIC) e do Centro de Ecologia Terrestre (NIOO) da Holanda descobriram que as aves que se alimentam de insetos são atraídos por árvores infectadas pelas lagartas da borboleta (Lepidoptera) e qual o mecanismo responsável por este comportamento.

"Antes do ataque das lagartas, as plantas desenvolvem uma resposta de defesa que inclui a libertação de compostos voláteis que as aves predatórias usam ​​para encontrar presas", diz SINC Luisa Mestre da Paz, principal autora do estudo e pesquisadora EEZA-CSIC.

"Este fenómeno tem sido estudado em artrópodes predadores, mas apenas em aves insetívoras, embora eles são um dos mais importantes predadores de insetos", continua.

Para conhecer esse mecanismo, os cientistas fizeram vários experiências com os chapins. Eles permitiram que as aves escolhessem entre uma árvore infectada por lagartas de lepidópteros e outra árvore não-infectada. Também nas suas  experiências evitaram quaisquer rasto químico proveniente das lagartas, para concluir que as aves são atraídas por sinais químicos emitidos pela árvore, e não pelas larvas.

"Os nossos resultados mostraram que chapins são capazes de discriminar entre as árvores infectadas e árvores não infectadas, como observamos que as aves visitavam pela primeira vez a árvore infectada e também fizeram mais visitas a árvores que tinham lagartas do que as árvores  não infectadas ", diz a pesquisador.

As aves foram atraídos por árvores infectadas, mesmo quando, pouco antes do experimento, removê-los lagartas e folhas danificadas por eles, mostrando que as aves são um sinal para reconhecer a árvore infectada.

Árvores infectados e não infectados diferem tanto na emissão de compostos voláteis, assim como na cor das folhas. Ambos visão e o cheiro podiam estar envolvidos na discriminação dos pássaros.

"No entanto, foi realizado uma segunda experiência para ver que tipo de sinal era utilizado pelas aves. Foi oferecido a ambos os chapins sinais isolados e descobriu-se que a atração permaneceu sobre as árvores infectadas onde as aves só podia sentir o cheiro das árvores, mas não pela visão ", referiu Mestre da Paz.

Isto implica que as aves podem cheirar o que a árvore está infectado por diferenças de compostos químicos emitidos pelas plantas.

Benefício mútuo para as aves e plantas

Segundo a pesquisadora, este é um benefício para os pássaros insetívoros que são predadores de topo e para as árvores, que assim as ajuda a se livrar dos insetos.

Do ponto de vista do pássaro, usam sinais químicos de plantas infectadas também é benéfico porque vai fornecer informações sobre a presença de alimentos. Isto é especialmente importante em períodos de reprodução, onde as aves não só deve encontrar comida para si mesmos, mas para seus filhotes.

"Esta evidência da capacidade das aves insetívoras de usar sinais químicos de plantas é muito importante, considerando que as taxas de predação destes animais são muito mais elevados do que os de artrópodes predadores. Também destaca a necessidade de considerar as aves insectívoras no controle biológico de pragas ", diz Mestre da Paz

Referencia bibliográfica:

Luisa Amo, Jeroen J. Jansen, Nicole M. van Dam, MarcelDicke y Marcel E. Visser. “Birds exploit herbivore-induced plant volatiles to locate herbivorous prey” Ecology Letters, (2013) doi: 10.1111/ele.12177.

Sem comentários: