domingo, 4 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Chita


Em 2010, a Dra. Laurie Marker designou o dia 4 de dezembro como o Dia Internacional da Chita. A celebração anual foi feita em memória de um filhote de chita chamado Khayam, que ela criou no Wildlife Safari em Winston, Oregon.

Khayam era uma chita treinada para o primeiro projeto de pesquisa em renaturalização. A pesquisa era para determinar se as chitas nascidas em cativeiro poderiam ser ensinadas a caçar. Em 1977, a Dr. Marker levou Khayam à Namíbia para o projeto de pesquisa. Ela testemunhou o quão ameaçada a chita estava se tornando naquela viagem. Como forma de proteger o seu gado, os agricultores estavam a eliminar em grande número as chitas da paisagem.

Em 1990, o Dr. Marker lançou o CCF e mudou-se para a Namíbia para mitigar o problema do conflito entre agricultores e chitas. Por causa de suas interações com Khayam, a Dra. Marker dedicou a sua vida para se tornar a campeã da chita. Ela escolheu o dia 4 de dezembro – aniversário de Khayam – para ser o dia em que o mundo se uniria para celebrar o mamífero terrestre mais rápido.

Saiba mais sobre como se envolver e comemorar o Dia Internacional da Chita com o CCF todos os anos no dia 4 de dezembro!

Sem comentários: