segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Livro: "As Guerras do Trigo — Uma História Geopolítica dos Cereais" , de Scott Reynolds Nelson ("Oceans of Grain", 2022)


“As Guerras do Trigo”, de Scott Reynolds Nelson, evidencia  a saga que mostra como o comércio dos cereais teve, desde sempre, um papel fundamental no desenho geopolítico do mundo. 
Os cereais e o trigo são geopolítica desde que o mundo existe. Ter pão à mesa foi essencial para revoluções, para ditaduras, para revoltas, na China, nos Estados Unidos, nas guerras civis, na Europa, no império russo.
Entre as explicações que têm sido dadas para justificar a invasão da Ucrânia, uma das mais óbvias tem a ver com recursos agrícolas. O solo rico da Ucrânia fez dela o celeiro da Europa durante séculos. O facto é que a Rússia não pode aspirar a ser um império sem controlar a Ucrânia. Isso continuou a ser válido mesmo após o fim dos Romanov. “A integração da Ucrânia na União Soviética possibilitou novamente a experiência soviética”, diz Scott Reynolds Nelson. “De facto, a relativa fraqueza da Rússia moderna enquanto grande potência, agora (em 2021), pode ainda depender, em última análise, da sua separação da Ucrânia. O produto interno bruto da Rússia é atualmente equivalente ao de Itália. A Ucrânia tem sido sempre o maior troféu, como sabia Catarina, a Grande.”


(15.09.2022) 

Biografia de Aleksandr Parvus



Entrevista a
Scott R. Nelson (20.03.2022)

Sem comentários: