terça-feira, 16 de agosto de 2022

Já é possível alugar um estranho. Japonês ganha a vida sem fazer nada



No Japão, é possível alugar um estranho para o que quiser. Shoji Morimoto ganha a vida assim, simplesmente aparecendo e não fazendo nada. 

Durante vários anos, houve uma pequena indústria no Japão e na Coreia do Sul que permitia alugar um estranho para se fazer passar por amigo, familiar ou outro conhecido. As pessoas recorriam a estes serviços para eventos sociais, como casamentos, em que era esperado que comparecessem com um companheiro(a).

Nos últimos quatro anos, Shoji Morimoto criou um serviço para alugar um estranho para as mais triviais situações, fazendo apenas de corpo presente nessas ocasiões.

O The Washington Post conta que uma cliente pediu ao japonês que a acompanhasse no restaurante a que ela e o seu ex-marido costumavam ir.

Akari Shirai não queria ir sozinha e ficar a relembrar memórias do seu divórcio, mas também não queria convidar um amigo e ter de explicar a situação. Como tal, recorreu aos serviços de Morimoto.

“Eu sentia como se estivesse com alguém, mas ao mesmo tempo sentia que não estava, já que ele existia de uma maneira que eu não precisava de estar atenta às suas necessidades ou pensar nele”, descreveu a japonesa.

Shirai e Morimoto poucas vezes falaram durante a refeição — nenhuma delas por iniciativa deste último.


As suas publicações nas redes sociais tornaram-se virais, de tal forma que o japonês de 38 anos já inspirou uma série de televisão e três livros.

Morimoto cobra 10.000 ienes (cerca de 75 euros) por sessão. Já fez um pouco de tudo, como esperar no fim da maratona por um corredor que queria ver uma cara conhecida ou fazer companhia a alguém que estava a acabar a tese, só porque poderia desleixar-se se estivesse sozinho.

Mas porque é que as pessoas recorrem a um estranho e não a amigos ou familiares? Morimoto diz que os seus clientes não querem sobrecarregar as pessoas com quem se preocupam com as suas necessidades.

O japonês conhecido como rental-san ganhou tal popularidade, que muitos o contratam apenas pela piada. Durante a sua “carreira” já satisfez as necessidades de 4.000 pessoas e tem agora cerca de um a dois clientes por dia.

Entre o dinheiro que ganha com os alugueres e os royalties da série e livros, ganha o suficiente ajudar a pagar a renda e criar um filho.

Sem comentários: