quinta-feira, 21 de outubro de 2021

10 factos incríveis sobre plantas que (provavelmente) não sabe

Da localização ao número diminuto de plantas que comemos, há uma serie de factos e curiosidades sobre as plantas desconhecidas da maioria das pessoas.

Existem plantas espalhadas um pouco por todo o Planeta, muitas delas são do conhecimento comum, mas há muitas coisas que desconhecemos sobre estes seres-vivos que habitam no meio de nós.

Vamos a factos!

1) O Planeta tem mais de 80.000 espécies de plantas comestíveis

Se tem vontade de experimentar coisas novas todos os dias, a boa notícia é que certamente há alimentos que ainda não provou e estão, neste momento, a crescer em algum lugar do mundo.

2) 90% dos alimentos que os humanos comem vêm de apenas 30 plantas

Das dezenas de milhares de plantas que poderíamos comer, a humanidade escolhe consumir apenas cerca de 30 delas. Pensando bem a nossa dieta é muito limitada comparada com a quantidade de alimentos diferentes que existem.

3) A nutrição não influencia as safras que produzimos em massa

Os agricultores têm procurado certas safras porque podem cultivar muitas delas de forma mais rápida, fácil e economicamente para obter um maior lucro. Como resultado, a maioria das plantas mais saudáveis ​​fica fora de nossos pratos porque não estão disponíveis nos supermercados. Ainda assim, o sustento não é a única coisa para a qual os humanos dependem das plantas.

4) 70.000 espécies de plantas são utilizadas para fins medicinais

Os humanos são mais diversificados nas plantas que utilizam para a medicina. Embora uma grande parte desse valor se aplique à medicina tradicional, a medicina moderna não está isenta da ajuda das plantas. Metade dos medicamentos prescritos têm origens vegetais, muitos vindos da floresta tropical.

5) Apenas um por cento das plantas da floresta tropical foram estudadas quanto ao potencial medicinal

Dado o quão valiosas as plantas podem ser medicinalmente, a floresta tropical abriga uma série de possíveis curas para doenças novas e antigas. Este recurso inexplorado ainda pode ser a chave para descobertas soluções médicas.

6) 80 por cento das florestas originais da Terra foram derrubadas ou destruídas

As mesmas florestas que dominavam a terra há 8.000 anos quase desapareceram. Aproximadamente quatro quintos das florestas desapareceram graças à intervenção humana – basta pensar em quantas espécies de plantas podem ter sido perdidas neste processo.

7) Apenas 10% das áreas ricas em plantas do mundo são protegidas

Das áreas de maior biodiversidade do planeta, apenas 10% são oficialmente “protegidas” para garantir a sobrevivência de uma infinidade de espécies – plantas e animais. Pior ainda, muitas das áreas supostamente protegidas são feitas apenas nominalmente, deixando as plantas ameaçadas por fatores externos dos quais devem ser protegidas.

8) Mais da metade das espécies de plantas são nativas de apenas um país

Provavelmente, uma planta que é possível encontrar numa parte do mundo não está a crescer em mais nenhum lugar. Como o habitat da planta está arruinado, não faz sentido esperar que as plantas mortas possam ser encontradas e colhidas em outros sítios no futuro.

9) 68% das plantas estão em perigo de extinção

Enquanto os cientistas examinaram apenas uma fração das espécies de plantas conhecidas existentes, das que foram estudadas, 68% enfrentam a extinção num futuro não muito distante. Uma vez que as plantas não podem simplesmente levantar-se e mover-se enquanto o seu habitat está a ser destruído, elas são mais vulneráveis ​​do que os animais em extinção.

10) As espécies de plantas estão a extinguir-se cerca de 5.000 vezes mais rápido do que deveriam

Graças às alterações climáticas, ao desmatamento e a outros fatores de influência humana, os especialistas acreditam que as espécies estão a extinguir-se entre 1.000 e 10.000 vezes mais rápido do que aconteceriam naturalmente.

Sem comentários: