terça-feira, 17 de agosto de 2021

Documentário da Semana- Our Planet: Too Big To Fail


How can the finance sector help save the planet? The sector’s leading voices explore the crucial role of finance in turning the tide on climate change and nature loss.



Quando o Tesouro do Reino Unido abordou Sir Partha Dasgupta em 2019 para realizar uma revisão da economia da biodiversidade, a primeira vez que um ministério das finanças encomendou tal estudo, o eminente economista britânico da Universidade de Cambridge não pensou duas vezes antes de dizer “sim ”.

Nos 18 meses seguintes, Dasgupta e sua equipa combinaram evidências científicas, econômicas e históricas com modelagem matemática rigorosa para produzir A Economia da Biodiversidade: A Revisão Dasgupta.

Lançado em fevereiro de 2021, o relatório histórico mostra que o crescimento econômico teve um custo devastador para a natureza. Ele deixa claro que a humanidade está destruindo seu bem mais precioso, o mundo natural, ao viver além das possibilidades do planeta, e destaca estimativas recentes de que seriam necessários 1,6 Terras para manter os padrões de vida atuais.

“As previsões económicas consistem em investimento em fábricas, taxas de emprego, crescimento [do produto interno bruto]. Eles nunca mencionam o que está acontecendo com os ecossistemas”, disse Dasgupta, que é o Campeão da Terra para Ciência e Inovação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) deste ano. “É realmente urgente pensarmos nisso agora”, disse ele.

O relatório foi o culminar de quatro décadas de trabalho em que Dasgupta procurou ultrapassar os limites da economia tradicional e expor a conexão entre a saúde do planeta e a estabilidade das economias.

A Economia da Biodiversidade é a base de um campo crescente do que é conhecido como contabilidade do capital natural, no qual os pesquisadores tentam avaliar o valor da natureza. Esses números podem ajudar os governos a entender melhor os custos econômicos de longo prazo da extração de madeira, mineração e outras indústrias potencialmente destrutivas, fortalecendo a proteção do mundo natural.

“As contribuições inovadoras de Sir Partha Dasgupta para a economia ao longo das décadas despertaram o mundo para o valor da natureza e a necessidade de proteger os ecossistemas que enriquecem nossas economias, nosso bem-estar e nossas vidas”, disse Inger Andersen, Diretor Executivo do PNUMA.

Sem comentários: