segunda-feira, 10 de maio de 2021

Ribeiro Telles propõe conhecer as árvores portuguesas em época de fogos


                                                        
    
"A Árvore em Portugal" é o título de uma obra de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles que a Assírio & Alvim repõe no mercado num momento em que o país é assolado por muitos incêndios florestais.

A Árvore em Portugal" é o título de uma obra de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles que a Assírio & Alvim repõe no mercado num momento em que o país é assolado por muitos incêndios florestais.

O livro saiu originalmente em 1960, foi reeditado em 1999 e aconselhado em diversas universidades, regressando às livrarias ano e meio após se terem vendido os últimos exemplares da tiragem anterior.

"O livro esgota-se e os responsáveis nada aprendem; é um problema de formação", lamentou Gonçalo Ribeiro Telles à agência Lusa, acrescentando que "tanto território ardido não faz sentido num país que tem um Estado".

O arquitecto paisagista criticou a incidência de incêndios e afirmou que estes podem ter como único aspecto positivo "ajudar a reordenar o território, evitando que se repitam os mesmos erros do passado".

Para Ribeiro Telles, "desde uma campanha de 1930, que visava arborizar o país com pinheiros e eucaliptos para aumentar o Produto Interno Bruto, que a mata tradicional portuguesa começou a ser prejudicada".

Na opinião do fundador do Movimento Partido da Terra (MPT), "o Alentejo, devido à presença dos sobreiros e azinheiras, naturais naquela área, é menos propenso ao fogo do que regiões como Leiria, com povoamentos de pinheiro e eucalipto".

"Existem enormes extensões florestais típicas do norte da Europa que não se adequam a Portugal, onde é cada vez mais urgente alterar a política de ordenamento do território", afirmou.

Gonçalo Ribeiro Telles defende "a recuperação da agricultura tradicional, de cariz mediterrânico, polivalente e compartimentada, aspecto que é essencial para deter o fogo".

O despovoamento do interior foi igualmente criticado pelo ex-ministro de Estado e da Qualidade de Vida, para quem importa "recuperar a complexidade do mundo rural, dando às aldeias meios de subsistência local e regional para ajudar a fixar a população".

O livro "A Árvore em Portugal" refere a importância das várias espécies na paisagem urbana e rural, indica as principais formações vegetais em Portugal continental e informa acerca da distribuição típica da vegetação.

Quais são as árvores espontâneas em Portugal? Quais as espécies características dos jardins portugueses? Como se adaptam as árvores aos vários tipos de solo? - são algumas das perguntas a que o livro pretende dar resposta.

Com vista a permitir um melhor conhecimento sobre as árvores existentes em Portugal, a obra de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles, profusamente ilustrada e acompanhada de mapas e esquemas, refere ainda a utilidade das árvores nos parques e jardins, nos pomares ou nas matas.

Sem comentários: