sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Figos e vespas sobrevivem juntos- fruto e insecto dependem juntos há 100 milhões de anos (com animação)

Os figos contêm um ou mais insectos mortos, machos, uma vespa, todas da família Agaonidae.


Mas sobrevivem juntos e apesar da história biológica e é fascinante conhecer o interior desta história e profundidade esta relação vital para as figueiras, as vespas, seres humanos e para os seres que delas dependem .
As figueiras nativas são muito importantes nas florestas. 

De acordo com uma investigação Rodolfo Antônio de Figueiredo, publicada depois no artigo Ciência Hoje, 1995 os figos são importantes para um grande número de espécies de animais, além das vespas polinizadoras. Outras espécies de vespas não polinizam as figueiras, mas também utilizam os figos para pôr seus ovos e criar suas larvas. Alguns artrópodes predadores, como besouros, libélulas e aranhas, alimentam-se das vespas que saem dos figos. Algumas espécies de formigas invadem o figo, após a saída das vespas fêmeas, para se alimentarem dos machos mortos. Ainda verdes, os figos são comidos pelos chamados predadores de sementes, como o periquito ruim e o macaco bugio (várias espécies do género Alouatta).
Os figos maduros são consumidos por várias espécies de aves, como tucanos, sabiás, sanhaços e bem-te-vis. Entre os mamíferos, os consumidores mais importantes são várias espécies de morcegos, o bugio e o macaco-prego (várias espécies do género Cebus). 

Chamam-lhe por isso muitos botânicos as árvores raínha (aqui podem assistir ao filme completo.The Queen of the Trees )

No Brasil, há cerca de 90 espécies de figueiras, porém cerca de 30% estão em riscos de extinção. Para complicar ainda mais cada espécie de figueira é polinizada por uma determinada espécie de vespa.
E tudo começou numa coevolução que agora é um fenómeno de  mutualismo obrigatório  entre uma vespa e o figo.  Vamos saber porquê pela leitura de uma Jovem Repórter para o Ambiente e concluo a postagem com uma animação muito educativa pelos Alunos de Ecologia da Universidade de British Columbia.
Aqui um extracto do filme The Queen of Trees (sinopse no IMDb)


Inside the fruit of the sycomore fig, a complex drama plays out in miniature. Male fig wasps cut down the flowers that have budded inside. Then, the females pack the pollen from the flowers into special pockets on their breast. As the females work, the males tunnel outward to the surface of the fig, creating an escape route for the females who will carry the pollen to other trees. Without this help from the wasps, the sycomore fig would not survive.

Texto completo da Jovem Repórter para o Ambiente, Susana Silva 12ºA AEDAH, em 2016
"Lembra-se daquele último figo delicioso que saboreou? Pois bem, debaixo da doçura desse e muitos outros figos há um ciclo de vida algo temível para quem aprecia estes frutos. Uma pista? Envolve vespas. Muitas vespas!
Este conhecido fruto, que na verdade é um pseudofruto (não se forma a partir do ovário, mas de diferentes partes de uma ou mais flores), é bastante consumido, no entanto, o que muita gente não sabe, é que para ficarem com aquela cor tão viva e sabor inigualável passam por um processo de polinização com vespas. Sendo que estas acabam por ficar dentro do pseudofruto. Sim! Existem vespas mortas que ficam dentro dos figos durante a polinização! Figos comestíveis têm pelo menos uma vespa morta dentro deles. Porém, não é possível ver o corpo do inseto inteiro dentro do fruto porque, quando ele morre, uma enzima especial transforma a carcaça em proteína. Por outras palavras, o figo “come” a vespa e transforma-a numa parte de si. Inclusive, alguns agricultores compram sacos do inseto para controlar a quantidade de insetos que cada planta “come”.
A relação figo-vespa apenas existe porque ambos não são bons reprodutores. Como já foi referido antes, o figo é um pseudofruto formado por inflorescência, ou seja, é uma flor invertida. Por esta mesma razão, os insetos polinizadores não conseguem alcançar o pólen. Sem os polinizadores seria impossível a polinização e, como tal, a figueira estaria incapacitada de dar frutos ou sementes. No entanto, e felizmente, existem as vespas. Sem este processo de polinização, tanto as figueiras como as vespas, não se poderiam reproduzir.
Mas afinal o que é isso de polinização?
De um modo geral, a polinização das flores é consequência da busca de alimento pelos animais. Neste caso, a relação figo-vespa é algo mais complexa. Sendo que, o figo é o único substrato em que as vespas põe os seus ovos. Uma vez dentro do figo, os descendentes da vespa “fundadora” colocam o ferrão debaixo do estilete para depositar o ovo. Enquanto isto, a “fundadora” espalha o pólen que trouxe do figo onde nasceu, fecundando as flores femininas e garantindo a produção de frutos e sementes e, consequentemente, a sobrevivência das figueiras. Tendo terminado a polinização, o figo começa a amadurecer e a mudar de cor.
Uma vez alcançada a maturidade, as vespas fêmeas deixam o fruto do figo no qual elas se criaram, e saem à procura de figueiras para polinizar. Devido à sua curta expetativa de vida e a longa jornada para encontrar uma árvore, apenas algumas vespas conseguem polinizar uma figueira. As fêmeas reconhecem uma figueira pronta para a polinização pelo sinal químico que as árvores libertam. Para alcançar a flor, a vespa precisa de entrar pelo poro do fruto e alcançar a sua cavidade. Estas vespas são chamadas de “vespas do figo” por serem as únicas capazes de polinizarem o fruto. São da família dos agaonídeos.
Para terminar, não se deixe afetar caso tenha feito esta pequena descoberta. Apesar de puder considerar esta relação de simbiose algo repugnante e talvez soturna, lembre-se que ela é necessária para a sobrevivência de ambas as espécies e para que este ciclo da cadeia alimentar não termine."

ANIMAÇÃO- Mutualism- A Fig and Wasp Story

Sem comentários: