quinta-feira, 31 de março de 2016

Rajendra Pachauri, ex-chefe do IPCC acusado de assédio sexual, morre aos 79 anos


O ambientalista indiano Rajendra Kumar Pachauri, sob cuja liderança um painel da ONU sobre alterações climáticas partilhou o prémio Nobel da paz de 2007, morreu após uma recente cirurgia cardíaca. Ele tinha 79 anos.

A morte de Pachauri foi anunciada na noite de quinta-feira pelo Instituto de Energia e Recursos (TERI), grupo de pesquisa que ele chefiou até 2016 em Nova Délhi.

Ele presidiu o painel do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas de 2002 até renunciar em 2015, depois que um funcionário da sua empresa de pesquisa o acusou de assédio sexual .

Rajendra Pachauri, ex-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, que negou as acusações de assédio sexual.

O IPCC e o antigo vice-presidente dos EUA, Al Gore, receberam o Nobel de 2007 pelos seus esforços para expandir o conhecimento sobre as alterações climáticas antropogénicas e lançar as bases para as combater.

Pachauri passou por uma cirurgia num hospital de Nova Delhi esta semana. Ele morreu em sua casa na quinta-feira, informou o Press Trust of India.

Pachauri ganhou prémios civis do governo da Índia em 2001 e 2008.

O presidente da TERI, Nitin Desai, elogiou a contribuição de Pachauri para o desenvolvimento sustentável global. “A sua liderança no Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas lançou hoje as bases para as discussões sobre as alterações climáticas”, disse Desai.

As acusações contra Pachauri incluíam alegações de que ele enviou mensagens de texto, e-mails e mensagens de WhatsApp sugestivas para assediar uma funcionária de 29 anos da sua organização.

Pachauri negou as acusações e os seus advogados alegaram que suas mensagens foram hackeadas na tentativa de caluniá-lo. A polícia de Nova Deli apresentou queixa em tribunal, mas o julgamento não pôde ser concluído.

O professor Jean-Pascal van Ypersele, vice-presidente do IPCC de 2002 a 2015, disse que, vindo de um país em desenvolvimento, Pachauri deveria ser creditado por chamar a atenção, muito antes de outros, para a importância de encontrar sinergias entre as políticas climáticas e a agenda de desenvolvimento sustentável. “Infelizmente, ele era por vezes demasiado confiante, como quando se recusou a reconhecer e corrigir rapidamente o erro insignificante que estava presente num relatório do IPCC. Isso levou a críticas crescentes e indevidas à organização que ele presidiu”.

Pachauri deixa esposa, um filho e uma filha.

Sem comentários: