terça-feira, 19 de outubro de 2021

O Planeta Terra está a escurecer (e a culpa é das alterações climáticas)



O Planeta Terra está a escurecer e a principal causa apontada está no aquecimento das águas do oceano, provocada pelas alterações climáticas. A Terra está a refletir cerca de menos meio watt por metro quadrado, em comparação há 20 anos atrás, revela um novo estudo publicado na Geophysical Research Letters.

Uma equipa de cientistas do Big Bear Solar Observatory, nos Estados Unidos, estudou o albedo da Terra entre 1998 e 2017, e chegou à conclusão de que este declínio do brilho refletido no Planeta se deu nos últimos três anos. O albedo é uma parcela de radiação solar que a Terra reflete de volta para o espaço, sendo que por norma a reflexão é de 30% da luz solar. Relativamente ao declínio verificado, foi de 0,5%.

“A redução do albedo foi uma surpresa para nós quando analisámos os últimos três anos de dados após 17 anos de albedo quase plano”, afirma Philip Goode, principal autor do estudo.

Esta mudança está a ser provocada pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico Oriental, devido à redução da cobertura das nuvens baixas. Este conjunto de energia solar adicional que se encontra no oceano e na atmosfera da Terra contribui para o aquecimento global, dado que, segundo os especialistas, esta luz solar é da mesma magnitude que o impacto do homem no clima nas últimas duas décadas.

Sem comentários: