segunda-feira, 10 de junho de 2019

Apanha da azeitona “suga” e mata milhões de aves

Fonte: aqui

Uma carta publicada na revista Nature por investigadores de Portugal dá o alerta: em cada época de apanha da azeitona, morrem milhões de aves na Europa central e na bacia mediterrânica. Em Portugal, 96 mil aves são afetadas por ano.
Tal ocorre devido às máquinas de sucção, que funcionam de noite para que se preserve o aroma da azeitona, com as temperaturas frescas. "Não há problemas se a máquina for usada durante o dia, visto que as aves a conseguem ver e escapar enquanto trabalham. Mas durante a noite são usadas luzes muito fortes que confundem os pássaros e os matam enquanto são sugados", afirmou ao jornal The Independent Vanessa Mata, do CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos em Vairão.
A prática já foi acabada pelo governo regional da Andaluzia em Espanha. Por ano, na região, morriam 2,6 milhões de aves "aspiradas". Entre as aves mais afetadas, encontram-se pardais e verdilhões. Os investigadores estimam que cada máquina mate 100 animais.
A época da apanha acontece entre outubro e janeiro. Os investigadores denunciam na carta que o governo de Portugal ainda não agiu, nem França nem Itália.

Sem comentários: