domingo, 21 de março de 2010

Limpar Portugal e Plantar Portugal - limpa-se e depois planta-se



Mensagem da Organização


Hoje comemoramos, mais uma vez, o ambiente! 1 Cidadão, 1 Árvore! Depois, às 18h, compareçam no Centro Cultural das Caldas da Rainha e assistam à maior Gala do Ambiente em Portugal, a Gala do Prémio Árvore de Cristal (entrada livre). Por um futuro mais sustentável, Vamos Todos Plantar Portugal!






O objectivo da iniciativa Plantar Portugal e um outro da Comissão Europeia
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20100312_plante_arvore_pt.htm
é louvável: dar uma dimensão nacional a um conjunto de iniciativas dispersas associadas ao dia da árvore, integrando-as na lógica das alterações climáticas e lembrando o ano internacional da biodiversidade.

Contudo o dia da Árvore a 21 de Março com o objectivo de plantar árvores não é o mais adequado a Portugal. Quando é que todas as autoridades municipais e escolares dirigem todo o esforço de plantio de árvores para o dia 26 de Novembro (dia da Árvore Autóctone) e/ou entre os meses de Novembro a Janeiro?

Este dia anual de 21 de Março deveria agrupar outras iniciativas como engrossar a lista de árvores monumentais das nossas cidades, fazer o arboreto de cada cidade, etc.

Uma outra iniciativa interessante é a World Tree Day. Concluo a minha postagem com esta canção de simples mas tão sentida (de um músico malaio Jes Ebrahim do The Tree Theatre Group,) tocou-me profundamente

1 comentário:

Nuno disse...

Olá João Soares,

Existe também no próximo fim-de-semana a útlima plantação (in extremis) do Criar Bosques, na Serra do Alvão:

http://criarbosques.wordpress.com/plantacoes/